Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Chuvas intensas no Natal provocam alagamentos no bairro Cânyon e mobilizam ação emergencial em Caxias do Sul

por Alice Corrêa

Acúmulo de lixo obstruiu sistema de drenagem, causando transbordamento; equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e demais secretarias atuaram para reduzir danos

Foto: Ederson de Oliveira

A Secretaria Municipal de Obras (SMO), realizou na quinta-feira (25) uma ação emergencial no bairro Cânyon após as fortes chuvas registradas durante a tarde. A precipitação intensa provocou o transbordamento de uma caixa de drenagem pluvial, resultando em alagamentos, danos a residências e prejuízos a veículos.

O sistema de drenagem da região recebe águas provenientes das bacias dos bairros Santa Fé e Vila Ipê, canalizadas por uma calha de concreto que conduz o volume de um ponto mais elevado para uma área mais baixa. Para controlar a velocidade e o fluxo da água, o local conta com uma grande caixa de dissipação, responsável por direcionar o escoamento para a tubulação subterrânea. No entanto, o acúmulo excessivo de lixo acabou obstruindo a estrutura, ocasionando o extravasamento das águas.

Diante da situação, equipes de plantão da SMO atuaram com medidas mitigatórias. Foi realizada a abertura de um ponto da tubulação em um trecho inferior, permitindo o desvio e a captação do volume acumulado, o que contribuiu para a redução dos impactos no local.

A Defesa Civil esteve presente para realizar o levantamento técnico e avaliar os danos causados às moradias atingidas. A ocorrência foi registrada em uma viela de acesso restrito, o que impossibilitou a entrada de maquinário pesado e dificultou os trabalhos de limpeza completa da estrutura.

Em razão dessas limitações, a Secretaria Municipal da Habitação efetuou o levantamento das moradias existentes no entorno, avaliando a necessidade de futuras intervenções que possibilitem o acesso adequado para a manutenção integral da caixa de drenagem. A operação contou ainda com o apoio de equipes do SAMAE e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade.

Foram registrados alagamentos em residências, danos em veículos atingidos por pedras e detritos arrastados pela enxurrada, além de prejuízos ao pavimento asfáltico no trecho entre a Rua da Vitória e a Rua da Felicidade.

Após a intervenção emergencial, a área permanece sob monitoramento contínuo. Novas obras estruturais deverão ser executadas com o retorno das equipes regulares após o período de final de ano.

O secretário municipal de Obras, Lucas Suzin, que coordena o plantão especial de Natal e virada de ano, destacou a atuação das equipes. “Estamos com equipes de plantão e acompanhamento permanente das ocorrências. A resposta foi imediata para reduzir danos e garantir a segurança da população, e seguimos monitorando a área”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, não houve registros de ocorrências semelhantes em outras regiões da cidade, nem por parte das equipes da SMO, nem da Defesa Civil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais