Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Gelson Rech e Asdrubal Falavigna são eleitos novos reitor e vice-reitor da UCS

por Clayton Camargo

Professor Gelson Rech substitui o atual reitor Evaldo Antônio Kuiava

Foto: Claudia Velho

O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul elegeu por consenso o professor Dr. Gelson Leonardo Rech como reitor da UCS para a gestão 2022-2026. Ele vai comandar a reitoria da Universidade ao lado do professor Asdrubal Falavigna, eleito vice-reitor.

A escolha ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 25 de janeiro. O anúncio foi realizado pelo presidente da Fundação, José Quadros dos Santos. Os professores Dr. Alexandre Vieceli e Dr. Dagoberto Vanoni de Godoy também concorriam ao pleito.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, destacou a maneira respeitosa do processo eleitoral e a serenidade na escolha do futuro reitor e vice-reitor. “A escolha se deu de maneira colegiada, e todos os conselheiros procuraram harmonizar seus votos e buscar o consenso. Não houve votos dissonantes, não houve discussões neste gênero, e, sim, no sentido de buscar a convergência”, anunciou Quadros, acompanhado do vice-presidente da Fundação, Mauro Bellini, que caracterizou o processo eleitoral como de alto nível, em termos de discussão e propostas. 

“Agradecemos a confiança depositada pelo Conselho Diretor à nossa candidatura. Saudamos nossos colegas que participaram do pleito. Reafirmamos o nosso compromisso de conduzir a UCS para que seja a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, enquanto uma liderança na promoção do conhecimento, com forte política de cooperação internacional e integração social, promovendo um ambiente organizacional com elevado índice de satisfação da comunidade universitária, formada por nossos professores, alunos e colaboradores. Temos como horizonte a excelência acadêmica, o desenvolvimento tecnológico e a transformação digital”, destacaram, em nota, o reitor e o vice-reitor eleitos.

O reitor eleito, professor Dr. Gelson Leonardo Rech, e o vice-reitor eleito, professor Dr. Asdrubal Falavigna, após tomarem conhecimento do resultado, foram até a sala dos Conselhos, no Bloco A, do Campus-sede, local que acolheu a votação, para agradecer a confiança depositada pela Fundação. 

“É uma alegria termos recebido a unanimidade dos votos, isso aumenta, obviamente, nosso compromisso. O conselho confia plenamente em nós. Nossa relação com o Conselho é tranquila, sempre foi, enquanto professores, enquanto gestores, e continuará sendo respeitosa e de muita entrega. A responsabilidade é gigante! Professor Asdrubal e eu pensamos muito quando escrevemos nossas propostas e queremos cumpri-las. Acreditamos que além da confiança, agora declarada pelo conselho, temos uma experiência e uma virtude, força interior de conhecimento para executar nossos objetivos”, declarou Rech, destacando que o objetivo é tornar a UCS a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul.

“O que a gente colocou no planejamento estratégico não é nada futurista, é algo palpável, algo que vai acontecer, e a gente conta sempre com o auxílio de todos da comunidade acadêmica, funcionários e, logicamente, da Fundação, para que, trabalhando juntos, a gente atinja todas as metas, o que é melhor e bom para a nossa instituição”, ressaltou Falavigna. 

O mandato do reitor e do vice-reitor eleitos, de quatro anos, se inicia em maio de 2022, quando ocorre a solenidade de posse.

 

CURRÍCULOS

Gelson Leonardo Rech é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.

Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.

Asdrubal Falavigna é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital - Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.

Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004. 

Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais