Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Diocese de Caxias do Sul apresenta datas de cursos de noivos em Caxias e região

por Clayton Camargo

Ao menos 20 datas são disponibilizadas em diversas cidades da Diocese, para que os noivos possam se preparar para o Sacramento do Matrimônio.

Foto: Divulgação

"A preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão, e um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial e da vida na qual introduz", escreveu o Pontifício Conselho para a Família, em 1996. Desta forma, tradicionalmente, a Igreja Católica oferece os encontros de preparação ao Matrimônio, também conhecido como curso de noivos. 

E o ano de 2022 terá, na Diocese de Caxias do Sul, ao menos 20 datas para que os noivos possam participar deste momento que, também segundo o Pontifício Conselho, "a importância da preparação implica um processo de evangelização que é maturação e aprofundamento na fé".

Seguindo as orientações pastorais da Igreja, por meio do Pontifício Conselho para a Família, a Diocese de Caxias do Sul adaptou os conteúdos, que tratam sobre o amor conjugal, a paternidade e maternidade responsável, a administração financeira do lar, os testemunhos de vida a dois, o sacramento do Matrimônio como tal, a espiritualidade no Matrimônio, o diálogo, a harmonia conjugal e a celebração do casamento, com o auxílio de casais leigos, psicólogos e padres. Em Caxias do Sul, os encontros acontecem mensalmente, de fevereiro a dezembro, com a coordenação da Pastoral Familiar, conforme o cronograma abaixo.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Catedral Diocesana, com acesso pela Catedral ou pela rua Os Dezoito do Forte, 1811, no Centro de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h. O valor da inscrição é de R$ 200,00 a ser pago em dinheiro e a edição do mês de fevereiro já tem vagas esgotadas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3221-2564 ou pelo e-mail: [email protected].

Nas demais cidades da Diocese de Caxias do Sul, os encontros acontecem trimestralmente, duas vezes ou uma vez ao ano, de acordo com a demanda local. A Região Pastoral de Bento Gonçalves, composta por oito paróquias de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Bárbara, em São Valentim do Sul e Santa Tereza, centraliza a realização dos cursos de noivos na Paróquia Santo Antônio, no Centro de Bento Gonçalves. O valor da inscrição é de R$ 100,00 e mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3452-1634 ou pelo e-mail: [email protected]

 
Confira o cronograma completo

Caxias do Sul

19 de fevereiro - Centro Diocesano de Formação Pastoral
19 de março - Paróquia Sagrada Família
02 de abril - Centro Diocesano de Formação Pastoral
14 de maio - Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio - Ana Rech
04 de junho - Centro Diocesano de Formação Pastoral
02 de julho - Centro Diocesano de Formação Pastoral
06 de agosto - Centro Diocesano de Formação Pastoral
03 de setembro - Centro Diocesano de Formação Pastoral
01 de outubro - Centro Diocesano de Formação Pastoral
05 de novembro - Centro Diocesano de Formação Pastoral
03 de dezembro - Centro Diocesano de Formação Pastoral

Bento Gonçalves

19 de março - Auditório II do Edifício Santo Antônio
21 de maio - Auditório II do Edifício Santo Antônio
17 de setembro - Auditório II do Edifício Santo Antônio
19 de novembro - Auditório II do Edifício Santo Antônio

Carlos Barbosa

30 de abril - Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus

Nova Prata

30 de abril - Paróquia São João Batista e Santuário Nossa Senhora Aparecida
24 de setembro - Paróquia São João Batista e Santuário Nossa Senhora Aparecida

São Marcos

27 de março - Paróquia São Marcos
04 de setembro - Paróquia São Marcos

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais