Ceia de Natal teve como característica o compartilhamento, segundo supermercadistas
Segundo a Agas, os consumidores migraram para produtos de primeiro preço em todas as categorias
As vendas de produtos típicos para o Natal não registraram crescimento real neste ano, na comparação com o Natal de 2015, segundo balanço divulgado neste domingo (25), pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Os dados confirmam a tendência que já era indicada pelo setor. Segundo a Agas, os consumidores migraram para produtos de primeiro preço em todas as categorias, apostando em um Natal com itens mais baratos e de compartilhamento, quando cada membro da família leva um item para comemorar a festividade.
Outro dado que aponta para este crescimento das reuniões neste ano é o crescimento de cerca de 10% nas vendas de itens como cadeiras de praia, caixas térmicas e sacos de gelo, produtos que mostram que muitos consumidores saíram de suas casas na noite do dia 24. Com o forte calor da véspera do Natal, a venda de sorvetes ganhou força, em detrimento de tortas e outros doces para a sobremesa.
Entre os produtos típicos, como aves natalinas, panetones e frutas secas, o crescimento zero não surpreendeu. A tendência é que o comportamento se repita na ceia de Ano Novo, com a aquisição, por exemplo, de espumantes mais baratos.
Ao todo, os supermercados do RS comercializaram 850 mil aves e 4 milhões de panetones no mês de dezembro. 55% dos consumidores optaram por comprar à vista a ceia e os presentes deste Natal em supermercados. Para o Réveillon, são esperadas as vendas de 4,8 milhões de garrafas de espumantes, sendo 97% delas fabricadas no Brasil.
Em relação ao período para as compras, boa parte dos consumidores deixou para fazer suas compras de Natal para a semana imediatamente anterior à festividade. O movimento de compras fez do sábado (24) o melhor dia de vendas, neste ano, para o setor. Tradicional presente de última hora, as caixas de bombons ganharam destaque na véspera do Natal, com procura expressiva das marcas mais baratas: cerca de 5,8 milhões de caixas de bombons,
A partir desta segunda-feira (26), os supermercados gaúchos voltam suas forças para as vendas de produtos típicos para a festa da Virada do Ano. Os itens que poderão ter maior crescimento de vendas na semana que antecede o Réveillon deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, são as frutas (6%) e a lentilha (5%).
Comentários