Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia de Ação de Graças americano ganha maior adesão no Brasil a cada ano

Baixar Áudio por Beverli Rocha

A data é lembrada neste dia 26 de novembro

Foto: Divulgação

 

Uma data para expressar a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano: essa é a proposta do Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, o Thanksgiving, como é conhecida essa data, é, ao lado do Natal e do Réveillon, um dos feriados mais importantes desse país. Ele é comemorado pelos americanos sempre na 4ª quinta-feira de novembro. 

A origem da data remonta ao século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, quando os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a farta colheita dos alimentos daquele ano, após inúmeros invernos rigorosos que dizimaram parte da população. Em 1620, depois de muitas intempéries, os peregrinos fundadores da vila passaram a festejar a boa safra. No ano seguinte, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila decidiu organizar uma comemoração, reunindo colonos ingleses e americanos nativos. 

A data, que não está associada a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo comemorada também em outros países, por povos de diferentes raças e credos, como na Holanda, Libéria, Canadá e na australiana Norfolk Island. No Brasil, o Dia de Ação de Graças foi instituído por lei em 17 de agosto de 1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. Aqui, ele também é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro, mas não é feriado e a comemoração não tem a adesão de muitos brasileiros. A maior parte das pessoas que comemoram a data no Brasil é imigrante dos países de língua inglesa. 

O especialista no ensino da Língua Inglesa, Luis Fernando Schibelbain, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Acompanhe.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais