Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Saiba como escolher o melhor presente de Natal para as crianças

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Pedagoga explica que nem sempre o mais caro, luminoso, eletrônico e da moda é satisfatório para os pequenos

Aline Luz é pedagoga
Foto: Divulgação

Essa é uma dúvida comum para pais, padrinhos e avós. Como escolher o brinquedo para os pequenos e o que levar em consideração na hora da escolha? Pedagogas do Centro Educacional na Ponta do Lápis falam do assunto em artigo e em entrevista ao programa de hoje. Uma delas, Aline Luz - pedagoga e educadora do Centro educacional Na Ponta do Lápis, idealizadora do Grupo Era uma vez... dó, ré, mi e do projeto A.L.M.A (Ateliê de Literatura, Música e Arte), participou do programa Temática na manhã desta terça-feira quando falou do assunto.

Confira na íntegra.

 

Veja o artigo escrito por Lucia Sgorla, idealizadora e diretora do Centro Educacional na Ponta do Lápis

Todos gostam de receber presentes! Saber que alguém pensou com carinho em você, e te presenteou com um mimo, é uma delícia. E isso não é diferente nem na infância, nem na vida adulta, só mudam os presentes e as preferências.
Escuto muitos pais, padrinhos, tios, avós, comentarem algumas coisas sobre presentear as crianças com brinquedos, como, por exemplo, "O que eu vou dar para ele/ela?", "Já tem tudo que é brinquedo, e não brinca com nada!", "Compro, compro brinquedos, eles brincam por um tempo e logo perdem o interesse".
Considerando que o mercado é bastante atrativo, que as grandes empresas de brinquedos investem absurdos em elaborar as embalagens super atrativas, muito marketing direcionado às crianças, que são capturadas pelo universo do mercado de consumo do brinquedo. As crianças querem tudo, tudo mesmo. Querem as embalagens, querem o colorido, querem a oferta que brilha aos olhos, que emociona. Mas o brinquedo em si é pouco encantador, é sem significado e simbologia. A criança brinca um pouco, algumas horas/dias e deixa ele de lado. A emoção e a empolgação é adquirir, abrir, explorar, e deu, acaba ali.
Quando converso com pessoas que estão nessa angústia sempre peço para que se remeta à sua infância e pense, qual era o seu brinquedo favorito? O que mais brincava com seus amigos? Depois peço para que observe a criança que deseja presentear, quais as brincadeiras favoritas? O que ela mais brinca com os amigos? A resposta do presente esta ali, na criança.
Nem todo o brinquedo favorito está nas lojas de brinquedos, alguns presentes são geniais e as crianças amam, mas o valor comercial não é o mais importante. Uma menina que eu conheci gosta muito de band aid (curativos adesivos para proteger ferimentos). E ela brinca de inventar machucados para a mãe colocar o curativo nela. Quando fui presenteá-la comprei uma caixa de  band aid  do personagem favorito dela. Resultado: ela amou!
Existem inúmeros artefatos que as crianças amam e não são necessariamente brinquedos prontos, industrializados e caros: caixas de papelão, colheres de pau, atadura para enrolar na perna, no braço, fita crepe e durex. As crianças amam poder usar as fitas adesivas em uma caixa de papel. As crianças menores adoram brincar com um pacote de fitas mimosa, bem coloridas. Brinquedos artesanais, de madeira, brinquedos tradicionais (corda de pular, ioiô), são incríveis!
Então, o Natal está chegando! Um momento muito especial para se reunir em famílias, amigo secreto em vários lugares, período de compras e muitos gastos. E as crianças pedem e até escrevem cartas ao Papai Noel contando os presentes que estão nas lojas, que são oferecidos aos seus olhos e desejos inocentes de criança.
Cabe a nós, adultos, conversar com as crianças sobre a importância desta data, seu real significado, e presenteá-las sim, mas com algo simbólico, que tenha significado, que possa ampliar seu repertório infantil, sua imaginação e criação.  E com certeza, a criança vai brincar por muito tempo com seu brinquedo favorito. Observe, pense e experimente presentear com brinquedos sem pilhas e envolventes! Boas Festas!
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais