Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Centenas de pessoas protestam contra redução de professores e horários de projeto que oferece lazer para idosos em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Em nota, a prefeitura se manifestou dizendo que “as mudanças foram necessárias para melhor aproveitamento dos recursos do contribuinte, além de facilitar o trabalho dos profissionais”

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Centenas de manifestantes protestaram, na manhã desta terça-feira (24) contra um possível desmonte do projeto Conviver da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que há 21 anos oferece ginástica e lazer para pessoas da terceira idade. A manifestação em forma de “panelaço” ocorreu em frente à Prefeitura de Caxias do Sul.

Os manifestantes exigiam uma audiência com o prefeito Daniel Guerra. Eles já haviam entregado um abaixo-assinado com 2 mil assinaturas, sem retorno até o momento. O documento exige a volta de professores dispensados e a saída da secretária Márcia Rohr da Cruz do cargo, entre outras exigências de manutenção do projeto.

O projeto Conviver atende mais de 3.500 pessoas por semana entre a área urbana e rural, totalizando mais de 75 grupos.

Além da reivindicação de uma reunião com o prefeito, os alunos do projeto também solicitam o retorno de professores ao grupo e a manutenção dos antigos horários de aula em uma hora e meia, além do retorno de passeios que eram realizados durante o ano.

Conforme uma das integrantes do projeto, dona Lúcia, de 68 anos, os direitos dos idosos estão sendo afetados. “A gente não pode mais escolher os passeios, eles estão tirando os professores e trocando os horários. Estamos pedindo nossos direitos”, diz.

Contraponto

A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) se manifestou por meio de nota:

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer – Programa Conviver


A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) esclarece que, em nenhum momento nesta administração, foi cogitada a possibilidade de extinção do programa Conviver. Pelo contrário, o programa está sendo ampliado tanto em horários como em número de turmas e alunos. A Smel sempre considerou importante a atividade física e ações de convivência para todas as idades, inclusive para idosos. Com essa visão, a secretaria está fazendo algumas mudanças em nos programas da pasta, como no Conviver. Essas mudanças visam a melhoria, incremento e ampliação de todas as atividades.


Dentre as mudanças que estão sendo efetivadas no Conviver, está a ampliação do horário dos turnos. Agora, o horário da manhã inicia às 8h e o da tarde inicia às 13h30 e segue até as 17h30. Antes, as aulas seguiam a seguinte grade: das 8h30 às 10h e das 14h às 17h. Com isso, de agosto para cá, já foi possível ampliar o número de turmas nos grupos dos bairros Pioneiro, Rio Branco e Nossa Senhora de Lourdes, contemplando 100 novos alunos idosos que aguardavam na lista de espera. De 76 grupos, agora a Smel conta com 79 grupos do Conviver. O serviço foi otimizado para melhor aproveitamento dos horários e conta com cinco servidores que fazem esse atendimento com os idosos.


“Estamos fazendo o melhor trabalho possível na secretaria atendendo as necessidades das pessoas e obtendo excelentes resultados. Nós temos objetivo com cada atividade. E isso está sendo percebido pelos beneficiários. Todas as atividades da Smel estão acontecendo como sempre. O que fizemos, e que se fazia necessário, são mudanças para melhor aproveitamento dos recursos do contribuinte, além de facilitar o trabalho dos profissionais. Fora isso é conversa de pessoas que não querem o bem da cidade e estão usando idosos com intenções politiqueiras. Pedimos às pessoas de bem que não se deixem levar por aproveitadores. A Secretaria do Esporte e Lazer não só mantém as atividades como incrementou os programas e isso está comprovado pelo aumento dos grupos do Conviver. É importante ressaltar que nunca se cogitou a possibilidade de não existir o programa. Então vamos trabalhar, mostrar serviço e fazer o melhor pela cidade e pelas pessoas”, manifestou a titular da pasta, Marcia Rohr da Cruz.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais