Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Qual o papel da fofoca na sociedade?

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Psicóloga analisou o fenômeno da complexidade da linguagem humana

Foto: Divulgação

 Segundo um dos mais aclamados cientistas da atualidade, nós humanos só conseguimos nos desenvolver como os animais do topo da cadeia alimentar e senhores da tecnologia pela capacidade de fofocar. Segundo Yuval Noah Harari no Livro Sapiens Uma Breve História da Humanidade, a evolução ocorreu por causa da linguagem. 
Segundo o pesquisador, não é suficiente que homens e mulheres conheçam o paradeiro de leões e bisões. É muito mais importante para eles saber quem em seu bando odeia quem, quem está dormindo com quem, quem é honesto e quem é trapaceiro.
A quantidade de informações que é preciso obter e armazenar a fim de rastrear as relações sempre cambiantes até mesmo de umas poucas dezenas de indivíduos é assombrosa. (Em um bando de cinquenta indivíduos, há 1.225 relações de um para um, e incontáveis combinações sociais mais complexas.)
Se foi a fofoca que nos fez evoluir, qual é o papel da fofoca na atualidade? A resposta à essa pergunta foi o tema da entrevista com a psicóloga Camila Langa no programa Temática na manhã desta sexta-feira.

Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais