Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Alerta para riscos meteorológicos no Rio Grande do Sul

por Ivan Sgarabotto

Chuva acima da média no final de semana poderá provocar enchentes no Estado e danos em cidades

Foto: Pablo Ribeiro

O avanço de uma massa de ar polar sobre a região Sul do país, desde esta sexta-feira, 23, deve causar temporais de grandes proporções em todo território gaúcho durante o final de semana. O monitoramento climático adquirido pelos Centros de Operações Integrado (COIs) da RGE e RGE Sul, junto a um instituto privado de meteorologia, indica a possibilidade ventania com velocidade superior a 80 km/h, índices pluviométricos que podem provar enchentes e também incidência de granizo em pontos isolados do Estado.

Trabalhando com a perspectiva da confirmação deste cenário, as distribuidoras alocaram equipes em pontos estratégicos de suas áreas de concessão para atuar com mais velocidade em prováveis danos na rede de distribuição.

As áreas de instabilidade deve atingir o Norte e Nordeste gaúcho ainda nesta sexta-feira. Entretanto, o clima mais severo deve se configurar no sábado, quando o sistema de baixa pressão empurra para fora do Estado a massa de ar seco e provoca temporais na fronteira com a Argentina e também na região central do Rio Grande do Sul.

No começo da tarde, a frente fria ganha volume e as áreas de instabilidade predominam. O volume expressivo de chuva pode provocar cheias nos rios e comprometer os acessos às cidades e o deslocamento de equipes das distribuidoras, especialmente nas áreas rurais.

No domingo, a frente fria começa a deixar o Estado mas ainda deve provocar temporais em todas as regiões entre a madrugada e manhã. O tempo começa a limpar à tarde, porém, as temperaturas devem despencar e a condição favorável à formação de temporais se reduz. A segunda-feira ainda pode chover em alguns pontos, porém, não há alerta de temporais.

Em alguns momentos, por causa do volume de ocorrências, o nossos Call Centers podem passar por congestionamentos em determinados momentos. Por isso, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE e RGE Sul sobre problemas de falta de energia elétrica:

Call Center:

RGE: 0800 970 0900

RGE Sul: 0800 707 7272

Pela internet: www.rge-rs.com.br e www.rgesul.com.br

Pelo SMS Center:

RGE: SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro)

RGE Sul: SMS com o Seu Código para 28410

Aplicativo para smartphone: CPFL Energia, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Qualquer situação de risco deve ser informada para a Defesa Civil, através do telefone de emergência 199.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais