Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Luto é a Palavra do Ano no Brasil, aponta pesquisa

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Levantamento feito pela consultoria CAUSE, em parceria com Instituto IDEIA Big Data, revela a palavra que melhor exprime os sentimentos dos brasileiros em 2020

Foto: Divulgação

LUTO foi identificada como a Palavra que melhor representa 2020. E o significado nos traz muitas reflexões e aprendizados que tivemos coletivamente, pela perda significativa dos entes queridos levados pela Covid-19, pelos momentos perdidos ou adiados, pela ausência de despedidas.

Em sua quinta edição, a escolha da Palavra do Ano tem como principal objetivo entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir dessa escolha.

A eleição da palavra que melhor representa o sentimento dos brasileiros se deu em três etapas. Na primeira delas, especialistas de diversas áreas de atuação da comunicação sugeriram palavras que melhor resumiam o espírito da época.

 

Na segunda etapa, estrategistas e sócios da CAUSE fizeram uma combinação entre as palavras ou conceitos mais citados pelos especialistas, os mais pesquisados em ferramentas de busca da internet e também os mais citados e comentados em redes sociais. Dessa curadoria surgiram as sete palavras finalistas: LUTO, RESISTÊNCIA, DESAMPARO, ISOLAMENTO, QUEIMADA, SAUDADE e ANTIRRACISMO.
 

Na terceira e última etapa, uma pesquisa nacional de opinião, apontou, dentre as finalistas, aquela que o público escolheu como Palavra do Ano 2020: LUTO. A IDEIA Big Data ouviu 1.200 pessoas, através de ligações telefônicas, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2020. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. LUTO foi escolhida por 30,2% dos entrevistados.
Ana Paula Reis, especialista em luto, mestre e doutoranda em Teologia e fundadora da Luspe Instituto de Psicologia e rede de Clínicas Psicológicas, refletiu sobre o tema em entrevista ao programa Temática na manhã desta quarta-feira. Confira na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais