Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Unicred Integração oferece oficinas e conteúdos gratuitos na Semana Nacional de Educação Financeira

por Beverli Rocha

Por meio do seu programa social Vida que Prospera, cooperativa viabiliza intensa programação a pais, filhos e professores

Foto: Divulgação

O Programa Vida que Prospera, braço social da Unicred Integração, participa entre os dias 23 e 27 de novembro da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) com diversas atividades gratuitas voltadas à comunidade. A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira e terá como tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”.

A primeira atividade do Programa Vida que Prospera será às 10h de segunda-feira, com uma oficina on-line para professores sobre Práticas de Educação Financeira na Sala de Aula. Nessa Live serão apresentadas ações que contemplam objetos do conhecimento integrando a Educação Financeira como Tema Contemporâneo Transversal. É uma forma de orientar professores no seu trabalho e principalmente apontar caminhos para que criem seus métodos. A atividade se repete no dia 26, às 18h.

Dia 24, às 10h, ocorre o lançamento da metodologia GEDI (gerar - economizar - doar - investir). Por meio de uma animação, a abelha BEL, mascote do Programa Vida que Prospera, ensinará as crianças a resolverem situações de conflito próprias da infância. Todas essas "lições", transmitidas de forma lúdica, têm caráter educativo e fortalecem valores importantes para o equilíbrio financeiro na vida adulta.

Já no dia 25, às 18h, será oferecida a Oficina de Investimentos: Como Enfrentar a Crise, que irá abordar tópicos como modelo mental dos investidores, estratégias mentais para investir e tipos de investimentos. Dia 27, às 10h, ocorre o lançamento do e-book Práticas de Educação Financeira na Sala de Aula.

“Em um momento de crise como o que estamos vivendo, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, inclusive com o envolvimento das crianças”, concordam a pedagoga Fabrícia Bisol Finco, assessora pedagógica do Vida que Prospera, e Márcia Tolotti, coordenadora financeira do programa. Elas destacam que ao longo da semana serão postadas dicas de Educação Financeira sugeridas pelo professor Jurandir Sell Macedo Jr., doutor em Finanças Comportamentais.


Formação em educação financeira para professores

Ao longo da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, o programa Vida que Prospera também estará disponibilizando, no formato EAD, uma formação em educação financeira para escolas que queiram oferecer aos seus professores. Ao longo de 2020, cerca de 500 professores da rede municipal de diversos municípios da região participaram dessa atividade. A formação situa o professor na atual demanda exigida pela BNCC, que coloca a Educação Financeira como ensino obrigatório na Educação Básica como tema transversal contemporâneo. Os quatro módulos serão disponibilizados para a escola que solicitar pelo e-mail
[email protected].

 

Obs.: Texto produzido pela Dinâmica Conteúdo Inteligente

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais