Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Situação de emergência é homologada pela Defesa Civil do Estado

por Ivan Sgarabotto

Esse é o primeiro passo para que o município de Caxias do Sul receba recursos públicos para auxiliar atingidos por temporal

Foto: Petter Campagna Kunrath

A Defesa Civil do Estado homologou nesta quinta-feira, 22, a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Caxias do Sul após os temporais que atingiram o município neste mês. A chuva e os ventos fortes causaram prejuízos na área urbana e rural, principalmente no distrito de Vila Oliva.

A homologação foi baseada nos relatórios protocolados no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O levantamento feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) constatou que 131 residências foram atingidas no distrito, sendo 65 danificadas e 66 totalmente destruídas. O temporal causou ainda a morte de duas pessoas. Houve também perdas na produção hortifrutigranjeira armazenada, a morte de 10 bovinos e o destroçamento de inúmeras araucárias.

Agora, o próximo passo é o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. Somente depois disso é que os recursos estaduais e/ou federais poderão ser repassados para Caxias do Sul. O decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Daniel Guerra na última sexta-feira, 16, já permite a compra de materiais pela Prefeitura Municipal sem a necessidade de licitação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais