Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tânia Tonet ganha o título de Cidadã Caxiense

por Ivan Sgarabotto

A distinção foi entregue à historiadora pela Câmara Municipal em sessão solene realizada nesta quarta-feira

Foto: Vania Marta Espeiorin

A historiadora Tânia Maria Zardo Tonet tornou-se, oficialmente, cidadã caxiense, a partir do título concedido pelo Parlamento municipal, durante sessão solene desta quarta-feira, 22. A cerimônia foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. Proponente da homenagem junto com outros vereadores, o parlamentar Gustavo Toigo/PDT fez o discurso em nome da Câmara.

O vereador narrou um pouco da trajetória de Tânia Tonet, que nasceu no dia 22 de setembro de 1948, em Bento Gonçalves, e, atualmente, dirige a Três Tempos, empresa de assessoria cultural. Destacou as origens familiares e a união e convivência da homenageada com o marido Jucir Tonet e com o filho Charles e sua namorada, Lisele Taufer. O parlamentar também enalteceu a contribuição de Tânia para a memória da cidade.

Formada em Filosofia, com pós-graduações em Folclore e em História da América Latina e MBA em Gerenciamento de Projetos, a homenageada foi diretora do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul (1990 a 1996), membro do Conselho Nacional de Arquivos (1995 e 1996); coordenadora da 2ª Região Museológica do Rio Grande do Sul (1994 a 1996); e orientadora histórico-antropológica do filme “O Quatrilho”, de Fábio Barreto (1994-1995). Também participou de diversos projetos culturais e é autora e coautora de muitos livros, principalmente de obras voltadas à chamada Antropologia Empresarial.

A homenageada agradeceu o apoio da família e a distinção do Legislativo, elogiando o empenho do vereador proponente, Gustavo Toigo, na área da cultura. Ao refletir sobre a matéria-prima mobilizadora do seu fazer, Tânia explicou que memória vem do passado e chega aos dias atuais, fazendo com que as coisas do entorno das pessoas tenham novos significados.

Tânia acredita que a cultura ainda receberá mais atenção do país, tornando-se parte do planejamento estratégico dos governos, ao lado da educação. Com a cidade que lhe acolhe há anos, Tânia disse que edificou uma história de amor e respeito. Para ela, Caxias nasceu da multiplicidade cultural e é cosmopolita.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais