Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias entrega tendas para ambulantes

por Pablo Ribeiro

Com a medida, exposição e venda de produtos deixará de ser feita sobre as calçadas

Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Ao longo de oito anos, ambulantes pleitearam junto ao Poder Executivo de Caxias do Sul alternativa que viabilizasse a venda das mercadorias sem que houvesse a ocupação dos passeios públicos da área central. Nesta sexta-feira (22/04), após um ano de negociações e diálogo entre a categoria, secretarias municipais, entidades empresariais e Ministério Público Federal, o prefeito Adiló Didomenico entregou, de forma oficial, tendas que serão usadas pelos ambulantes para exposição e venda de produtos.

Inicialmente, serão alocados 82 ambulantes, a maioria imigrantes senegaleses, em espaços já delimitados nas calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, nas quadras entre ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. Com o cadastramento de mais ambulantes e pagamento de uma taxa anual de R$ 116 para obtenção do alvará, a expectativa é que aumente para perto de 100, número de tendas fabricadas. Os espaços também serão ocupados por ambulantes de outras nacionalidades, incluindo vendedores de bilhetes de loteria, atualmente atuando em esquinas e em frente de estabelecimentos.

A ocupação efetiva se dará na primeira semana de maio com o encerramento do Ramadã, período sagrado seguido por muçulmanos, caso dos senegaleses, e que tem o jejum com prática obrigatória, com refeições somente à noite. Neste ano, o Ramadã é cumprido entre os dias 02 de abril e 02 de maio. Demais ambulantes, que não seguem o período, poderão iniciar a ocupação após sorteio do espaço de cada um.

Líder dos ambulantes senegaleses e que esteve à frente das negociações com a Prefeitura, Papis Doye afirmou que o momento era de agradecimento pelo atendimento de antiga demanda. O senegalês entende que este primeiro passo cria as condições para o objetivo final, que é de ter um local fechado que abrigue a todos os ambulantes.

A estratégia foi elaborada com a participação das secretarias do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública e Proteção Social e Urbanismo, e Fundação de Assistência Social. A aquisição das tendas foi possível com apoio financeiro do Banco da Família.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais