Procon alerta consumidor sobre compras na Black Friday
Período atrai pelas ofertas na compra de produtos e serviços.
Com semanas de antecedência os consumidores começam a ser impactados pelos anúncios da Black Friday, celebrada na última sexta-feira de novembro. Entretanto, o Procon de Caxias do Sul alerta para que os interessados em aproveitar as promoções não sejam enganados. Também é fundamental planejar, para que a compra não comprometa o orçamento.
1) O consumidor deve respeitar o planejamento financeiro e não comprar por impulso, evitando situações de endividamento ou superendividamento, a curto ou longo prazo, pois logo em seguida haverá pagamentos como IPTU, IPVA e matrícula escolar, além das despesas com o período de férias.
2) Faça pesquisa de preço, no período anterior ao ato da compra, assim o consumidor evita ser vítima de uma oferta “fake”, com o mesmo valor de antes da promoção ou até maior. Se o consumidor verificar a ocorrência deste fato, deverá denunciar ao Procon.
3) Exija nota fiscal. Ao adquirir qualquer produto ou serviço, a nota fiscal é essencial, seja para evitar sonegações fiscais ou garantir os direitos do consumidor, em relação à garantia, devolução, intervalo de troca, entre outros.
4) Verificar se as lojas são confiáveis. Optar por lojas mais conhecidas, pesquisar a reputação em sites de reclamação e nas redes sociais, e buscar avaliações e comentários de outros consumidores. Evitar comprar em banners que aparecem nas mídias sociais.
5) A hora do pagamento também requer alguns cuidados. Existem bancos que fornecem um cartão virtual que é gerado a cada compra do cliente, dificultando roubo de dados e clonagem de cartão. Se o pagamento acontecer por meio de boleto, recomenda-se olhar o beneficiário do pagamento e verificar se coincide com a razão social da empresa contratada.
6) Canais de contato: Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal, para que o consumidor tire dúvidas, encaminhe problemas, entre outros.
Mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, podem ser acessadas no Portal do Procon Caxias do Sul, em www.caxias.rs.gov.br/procon/ ou pelo telefone 151 e WhatsApp 54 99929.8190 (somente mensagens). O atendimento é realizado na Rua Visconde de Pelotas, número 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.
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