Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Juventude da Diocese de Caxias do Sul apresenta 20ª Via-Sacra, na Sexta-Feira Santa

por Clayton Camargo

Cerca de 30 jovens vão encenar a Paixão e Morte de Jesus, às 09h, nos Pavilhões da Festa da Uva

Foto: Felipe Padilha

A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que chega à sua 20ª edição, irá mobilizar a comunidade na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março. Aproximadamente 30 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se uniram para encenar a paixão e morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. A atividade será realizada às 09h.

Neste ano, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Para contextualizar o conceito da amizade social, os atores vão apresentar cenas da parábola do “Bom Samaritano”. 

A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Anesio Ferla e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Como gesto concreto alusivo à Campanha da Fraternidade, as pessoas são convidadas a doar alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal que posteriormente serão destinados a famílias atendidas pelas paróquias da área norte de Caxias do Sul.  

No dia da Via-Sacra, a entrada principal será realizada pelo portão 6 localizado na descida da Rua Ludovíco Cavinato. Em caso de chuva, a programação será realizada na área interna dos fundos do pavilhão 2.

A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul em colaboração com as Paróquias da Área São José e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.

20 anos de história
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou-se em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.

Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área São José de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima. Em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.

Em 2024, a organização da Via-Sacra voltou a ser realizada por lideranças e voluntários das Paróquias da Área São José, juntamente com o Setor Juventude.  

O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação de cenas que condizem com a Campanha da Fraternidade e em seguida retratam o julgamento de Jesus e a condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais