Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vereadores caxienses repercutem situação dos distritos atingidos pelo temporal

por Pablo Ribeiro

O vereador Ricardo Daneluz (PDT) utilizou o grande expediente para tratar sobre o tema

Foto: Redes Sociais/Divulgação

A situação dos distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, após terem sido atingidos por um temporal, com chuva de granizo e tornado, na manhã desta segunda-feira (20/09), repercutiu entre os vereadores caxienses, na sessão da Câmara desta terça-feira (21/09). Carca de 20 casas foram atingidas em Santa Lúcia e cerca de 30 casas em Vila Oliva, além do centro comunitário, salão paroquial, aviário e a escola.

O vereador Ricardo Daneluz (PDT) utilizou o grande expediente para tratar sobre o tema. Ele afirmou que, em conversa com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), sugeriu algumas medidas para mitigar os efeitos para os moradores das comunidades atingidas. “Coloco a questão de um decreto de calamidade, que pode ajudar as famílias que tenham financiamentos, a prorrogar isso para minimizar os prejuízos. Sugerimos também a utilização do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural”, disse Daneluz. Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Caxias do Sul confirmou que irá situação de emergência devido ao temporal.

Em aparte, o vereador Sandro Fantinel (PATRIOTA), afirmou que manteve contato com o deputado federal Bibo Nunes (PSL) para falar sobre a situação. Conforme Fantinel, o deputado solicitou uma documentação assinada por um técnico sobre os prejuízos, para ser entregue à ministra da Agricultura Tereza Cristina, com o objetivo de conseguir recursos federais.

O líder de governo na Câmara, vereador Olmir Cadore (PSDB) destacou que é preciso pensar para o futuro novos planejamentos para que os efeitos de fenômenos como o ocorrido nos distritos sejam mitigados para os moradores. “Os danos foram em casas, mas muito forte também na agricultura. Caxias está triste por esse episódio”, disse Cadore.

O vice-líder de governo, vereador Adriano Bressan (PTB) pediu apoio aos deputados estaduais e federais.

O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, Lucas Caregnato  (PT), reforçou a parceria dos moradores e a importância de se fazer uma previsão de recursos para os próximos anos. Dessa forma, ele acredita que o poder público poderá melhor atender as famílias em eventuais situações de calamidade como esta.

Ainda conforme Daneluz, técnicos da Emater juntamente com a Secretaria da Agricultura realizavam mapeamento na região atingida, na manhã desta terça-feira.

Também se manifestaram os vereadores Clóvis Xuxa (PTB), Zé Dambrós (PSB), Elizandro Fiuza (Republicanos), Tatiane Frizzo (PSDB).

Além da SMOSP, a Habitação, Defesa Civil, Guarda Municipal, Agricultura, FAS, Urbanismo e SAMAE, Bombeiros e a RGE auxiliam a população atingida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais