Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Reta final: campanhas contra gripe e sarampo seguem até sexta-feira

por Clayton Camargo

Ambas são promovidas pelo Ministério da Saúde em todo o país

Foto: Betânia Ramalho da Silva

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul lembra que a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza/gripe e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo ocorrem até sexta-feira (24/06). Até o momento, a cobertura vacinal em Caxias para os grupos prioritários é de 55,2% para a influenza/gripe e 36,8% para o sarampo.

A vacina contra a gripe está liberada para toda a população e pode ser feita no mesmo dia que a imunização contra a covid-19, com exceção das crianças de até 11 anos, que devem obedecer ao intervalo de 15 dias entre cada uma. A SMS reforça a importância de toda a comunidade fazer a vacina, principalmente os grupos elencados como prioritários, uma vez que estes são definidos pelo Ministério da Saúde em função de serem mais suscetíveis ou estarem mais expostos à doença.

Já a vacinação contra o sarampo tem como público-alvo crianças de seis meses a menos de cinco anos (independentemente de terem sido vacinadas anteriormente, ou seja, todas da faixa etária devem ser vacinadas na campanha) e profissionais de saúde (que precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).

Ambas vacinas estão disponíveis em todas UBSs. As Unidades também estão reforçando as orientações e o chamamento para vacinação em suas comunidades por meio de contato com escolas e outras entidades.

Grupos Prioritários para vacina contra Influenza/ gripe

Pessoas de 55 anos ou mais, crianças (de seis meses a nove anos), profissionais de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Onde fazer a vacina

Todas as UBSs

Horários

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h

Demais Unidades: 8h às 16h

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais