Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Guaporé instala a primeira faixa de segurança elevada

por Eduardo Cover Godinho

Novo redutor de velocidade está localizado na Rua do Poente, próximo a Escola Municipal Imaculada Conceição

Novo “quebra-molas” obriga motoristas a reduzirem a velocidade e pararem quando há pedestres atravessando a faixa
Foto: Eduardo Cover Godinho

O Poder Público de Guaporé, através do Departamento Municipal de Trânsito, tem buscado melhorar cada vez mais a trafegabilidade de veículos leves e pesados nas vias urbanas, como também proporcionar maior segurança e conforto aos pedestres. Entre as melhorias realizadas ao longo dos últimos dois anos estão a colocação de placas de sinalização para redução da velocidade, parada obrigatória, faixas de pedestres e a contínua campanha educativa de conscientização no trânsito.

Uma das mudanças reivindicadas pela comunidade e atendida pelo órgão foi a instalação dos chamados “quebra-molas”, os redutores de velocidade. O primeiro, chamado atualmente de faixa de segurança elevada, foi colocado na Rua do Poente, próximo a Escola Municipal Imaculada Conceição. Segundo o Diretor de Trânsito Roberto Mendes Camargo, com a implantação da faixa de segurança elevada, o Município de Guaporé olha para o futuro, pois planeja harmonizar o trânsito de modo mais sociável, onde os pedestres possam se sentir mais seguros em caminhar na travessia das avenidas e ruas.

“A nova faixa elevada oportuniza aos pedestres, portadores de necessidades especiais, idosos e crianças, fazer uma travessia em condições de segurança e maior autonomia. O condutor de veículo que se aproxima da faixa elevada precisa diminuir velocidade e se perceber que há um pedestre querendo atravessar a faixa, fica na obrigação de parar e esperar”, destacou.

A faixa de segurança elevada, que atende a resolução 395 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é uma novidade só presenciada em cidades turísticas. Outras, segundo Camargo, devem ser instaladas em Guaporé.

“Vamos instalar mais uma faixa de segurança elevada na Rua Agilberto Maia, fundos do campo do Juventude. Neste ponto, além da redução na velocidade, vamos dar sentido único para a via (centro-bairro), permitindo assim que a trafegabilidade seja realizada com mais segurança. Após a implantação, passamos para as análises e avaliação do feito. Se positivo, temos mais pedidos para implantar faixas elevadas de segurança em outras vias do perímetro urbano de Guaporé. Posso adiantar que é um anseio da comunidade, bem como vontade do Diretor de Trânsito e até do Prefeito Mazutti, a instalação nas imediações das escolas, entidades que atendam crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais. Com essas obras, o município estará harmonizando o trânsito com todos os integrantes da sociedade”, disse o Diretor de Trânsito.

Para Camargo, a estruturação de uma cidade passa pelo trânsito, quando este bem sinalizado, oportuniza as seus usuários se deslocarem com tranquilidade e segurança.

“Desde o final do ano de 2013 até o momento foram instaladas mais de 400 placas de sinalização e informação no perímetro urbano do município. Colocamos placas de faixa de pedestres, limite de velocidade, parada obrigatória e também com os nomes das ruas. Acreditamos que se o tempo colaborar, até o final do ano, vamos instalar mais 100 placas de sinalização, perfazendo um total de 500 placas em dois anos. Saliento que temos em andamento a campanha continua de conscientização para o trânsito solidário que segue com os cavaletes nos canteiros centrais das principais vias urbanas. Fizemos bastante, muito mais há por fazer. O trânsito só muda se a gente mudar”, afirmou.

Para o final do ano, o Departamento Municipal de Trânsito estuda a realização de mais uma campanha de conscientização para condutores de veículos e pedestres.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais