Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Quase metade da população visitada resiste em receber agentes de endemias sobre prevenção da dengue em Caxias do Sul

por Noele Scur

Funcionários da Vigilância utilizam identificação apropriada para vistorias

Foto: Rosângela Magalhães

O trabalho da Vigilância Ambiental é intenso no combate ao mosquito aedes egypti, mas 40% da população não recebe as visitas dos agentes de endemias. O número é uma estimativa da secretaria municipal da saúde. Apesar de o índice levar em conta, também, os locais de difícil acesso e os moradores que não se encontram nas residências no momento da abordagem, a insegurança é o principal motivo da recusa ao atendimento por diversos moradores de Caxias do Sul, especialmente, os da área central.

Nesta quarta-feira, 20-01, a reportagem da São Francisco acompanhou a visita dos agentes em uma residência localizada na rua Ernesto Alves, próximo a rua Guia Lopes. A moradora, Francisca Denise, entende que a visita não é incômodo algum. Ao contrário, representa um auxílio à saúde da família no combate a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A agente, Neura Sirena, explica que cada visita apresenta uma média de duração de apenas 10 minutos. Os agentes têm jaleco verde de identificação e crachás da prefeitura. Além disso, o morador que estiver em dúvida pode telefonar na Vigilância (3901-2503) e conferir os trajetos. (Acompanhe as declarações em áudio)

Para aprimorar o combate à procriação do mosquito aedes egypti, a secretaria iniciou capacitação de todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta semana.  A titular da pasta no município, secretária, Dilma Tessari, convida a comunidade a também fazer a vistoria nas suas próprias moradias. (Acompanhe em áudio). Dentro da força-tarefa em combate ao aedes, militares do exército irão auxiliar nas visitas a domicílio a partir desta quinta-feira, 21-01.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais