Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Audiência na Câmara detalha proposta de ajustes no Plano Diretor de Caxias do Sul

por Alberto Meneguzzi

Possibilidade de escolas em zona industrial foi um dos assuntos discutidos na audiência

Os ajustes que o projeto de lei complementar (PLC) 20/2015 sugere para o atual Plano Diretor Municipal (PDM) de Caxias do Sul (Lei Complementar 290/2007) foram esmiuçados em audiência pública promovida na Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira, 19 de outubro. Técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) pontuaram melhorias que a proposição em trâmite no Legislativo descreve, como a possibilidade de implantação de escolas e unidades de saúde em áreas industriais e a transformação da 2ª légua em Zona de Interesse Turístico (ZIT).

Na reunião coordenada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), a qual tem como presidente o vereador Jaison Barbosa/PDT, o secretário municipal do Planejamento, Gilberto Boschetti, esclareceu que a proposta em discussão não defende uma revisão do Plano diretor Municipal, mas sim melhorias necessárias no sentido de deixar a lei mais clara para o entendimento e aplicação por parte da comunidade e organismos envolvidos.

Diretora-geral da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial (Coplan) da Seplan, a arquiteta e urbanista Sandra Mara Echamende De Brum detalhou todos os itens que pretendem ser modificados ou inseridos na lei em vigor, como o funcionamento de instituições de ensino em zonas industriais. “Entendemos que poderiam ser instaladas nessas regiões escolas de cursos técnicos e universidades, pois essas instituições geram impactos de trânsito e a ZI tem condições de suportar porque localiza-se ao longo das principais estruturas viárias, como grandes rodovias”, argumenta Sandra.

A arquiteta e urbanista esclarece que algumas alterações defendidas buscam estimular a descentralização dos serviços para regiões mais distantes do Centro. Sandra informou, ainda, que situações eventualmente omissas no PDM ou que gerarem dúvidas passarão a ser submetidas à análise do órgão gestor de planejamento, caso o PLC for aprovado e virar lei.

Outra intenção da proposta é transformar a 2ª Légua, que envolve localidades como São Virgílio e Conceição da Linha Feijó, em Zona de Interesse Turístico. Sobre esse objetivo, o vereador Raimundo Bampi/PSB, presente no encontro, externou elogios.

A vereadora Denise Pessôa/PT informou que encaminhará, juntamente com outros parlamentares, uma emenda para constar no Plano Diretor o que já está definido em lei ordinária sobre áreas que podem abrigar funerárias, capelas mortuárias e crematórios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais