Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Nova escola para surdos em Caxias do Sul será em área cedida pelo município na Rua Plácido de Castro

por Pablo Ribeiro

Vereador Rafael Bueno revelou local durante sessão da Câmara nesta quarta-feira (18/05)

Foto: Daniel Corrêa/Câmara de Vereadores/Divulgação

Um terreno do município na Rua Plácido de Castro, próximo à Sociedade dos Surdos, no bairro Exposição será o local da construção de uma nova escola para surdos em Caxias do Sul. Conforme o vereador Rafael Bueno (PDT) na sessão da Câmara desta quarta-feira (18/05), esse era o aval que faltava para o governo federal garantir verbas para a obra que receberá a nova Escola Helen Keller e foi dado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). O projeto será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Municipal da Educação. Bueno foi quem intermediou uma reunião entre representantes do MEC e da direção da Helen Keller com o prefeito Adiló, no começo do mês, quando tudo começou a ser encaminhado.

A notícia para a comunidade surda começou a ser articulada na manhã do dia 6 de maio. Diretores da área de Políticas Educacionais Bilíngue de Surdos, órgão vinculado ao MEC, visitaram a Escola Helen Keller e perceberam uma grande possibilidade de a escola sair de onde está, uma área cedida no bairro Cruzeiro, e ir para uma sede própria. Estiveram no gabinete do prefeito Adiló Didomenico a diretora do órgão, Crisiane Bezbazzi, e o assessor Abimael da Silva Pereira. Também compareceram, pela Helen Keller, Silvana Vencato, diretora do Ensino Médio, pelo Estado; e Natasha Perazzolo, diretora do Ensino Fundamental, pelo município. As duas unidades escolares funcionam no atual prédio, atendendo 54 surdos.

A nova escola deverá contar com mobiliários, equipamentos especiais, quadras, salas específicas e até mesmo piscina, apoio tecnológico e investimentos nos professores. Porém, é só com o documento escriturado de uma sede própria que a Helen Keller poderá receber efetivamente esse projeto. Enquanto estiver ocorrendo a mudança de local, o MEC se compromete a dar suporte pedagógico à escola, aos professores, aos alunos e aos demais funcionários.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais