Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Programa estadual pretende preservar a diversidade linguística

por Beverli Rocha

Iniciativa recebe inscrições de grupos que atuem com canto, dança e outras atividades que destacam o talian, alemão, polonê e kaingang

A ação foi lançada na edição da última Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, com o programa Juntos na Diversidade. O projeto-piloto é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com patrocínio do Banrisul. Foi concebido pelo Comitê Estadual dos 140 anos da imigração para as colônias, para incentivar o cultivo e a preservação de idiomas nativos e de imigração no estado.  

Na primeira fase, o projeto será destinado às regiões da Serra, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, abrangendo 49 municípios, com destaque para o talian, o alemão, o polonês e a língua kaigan. A organização será coordenada pelo Instituto Memória Histórica Cultural (IMHC). 

O regulamento foi lançado em março e a conclusão do projeto está prevista para novembro, quando os melhores trabalhos serão premiados. O investimento do Banrisul será de R$ 50 mil.

O assessor técnico da Secretaria Estadual da Cultura, João Tonus, falou sobre a ação e o período de inscrições que encerra no dia 31 de maio. Confira a entrevista na íntegra.

 

 

As incrições podem ser feitas pelo site www.ucs/site/imhc

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais