Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Economia de Caxias do Sul inicia o ano em ligeira queda

por Clayton Camargo

Dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela CIC e CDL

Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias

O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de janeiro apontou para uma leve queda de -0,2% em relação a dezembro. A indústria foi o único segmento que cresceu, com alta de 7,5% em sua atividade no primeiro mês do ano. O comércio caiu -3,1%, enquanto os serviços registraram -12,5% em seu desempenho, conforme mostrou o levantamento divulgado em coletiva de imprensa nesta terça-feira (19) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Na comparação com janeiro de 2023, a economia de Caxias do Sul, no entanto, cresceu 8,1%. Na análise por setores, os serviços cresceram 19,5% e a indústria, 4,9%, enquanto o comércio registrou queda de -1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. “É natural que janeiro seja um mês mais fraco para o comércio e os serviços em razão das férias escolares e da mobilidade das pessoas para o litoral”, observou a diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo. Para a economista, porém, surpreende o destaque da indústria tanto em relação ao mês de dezembro quanto em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos últimos 12 meses, a atividade econômica caxiense mostrou crescimento de 5%, novamente puxado pelos serviços, que registraram uma alta de 21,2%. A indústria ficou negativa em -2,4%, enquanto o comércio registrou retração de -0,2% no acumulado de 12 meses.

Empregos - No saldo entre admissões e demissões no mercado de trabalho local, o levantamento - que analisa dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) - apontou que em janeiro foram criadas 1.735 vagas em Caxias do Sul, um aumento de 1% no total de empregos formais no município. A indústria foi o segmento que mais abriu empregos, com 784 novos postos. Atualmente, Caxias do Sul possui um total de 165.071 postos formais de trabalho.

Mercado externo – Em janeiro, o saldo da balança comercial caxiense caiu -94,5% em relação a dezembro de 2023, 63,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e -8,2% no acumulado de 12 meses.

Também participaram da apresentação dos dados o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, e diretores da CDL Caxias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais