Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Agência Nacional de Transportes Aquaviários habilita projeto do porto em Arroio do Sal

por Pablo Ribeiro

Habilitação foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (11/10)

O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas.
Foto: DTA – Engenharia Portuária & Ambiental/Prefeitura de Arroio do Sal (RS)/Divulgação

Após a análise de documentos apresentados pela empresa, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (11/10), a habilitação do projeto para construção e operação do Porto Meridional de Arroio do Sal (RS), no Litoral Norte. O processo agora seguirá para a fase de viabilidade locacional.

Conforme a empresa DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, o empreendimento deve alcançar investimentos próximos de R$ 6 bilhões, planejado para atender às demandas da região Norte do Estado, podendo criar cerca de 3 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. Em escala de produção, a capacidade prevista é de movimentar anualmente 30 milhões de toneladas/ano, podendo aportar grandes embarcações, além de navios de carga e cruzeiros.

O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. A obra também incluirá um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos.

O projeto do Porto Meridional já conta com as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Porto e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando ainda a licença do IBAMA para a instalação no município, entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) afirma que estimativa e de que a partir do início da operação do porto, Arroio do Sal poderá triplicar o seu orçamento, podendo chegar a cerca de R$ 180 milhões, por ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais