Semana da Alimentação terá atividades no Centro Comunitário do bairro Vila Ipê nesta sexta-feira
Ações que seriam na Praça Dante foram transferidas devido à previsão de chuva
Caxias do Sul sedia a Semana da Alimentação 2025 com uma programação focada no tema “Desafios e Caminhos Sustentáveis por Comida de Verdade para Todos”, uma iniciativa da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional/Banco de Alimentos (SMAPA), em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Mudança de Local e Programação de Sexta-feira (17/10)
Devido à previsão de chuva, o evento principal da sexta-feira (17/10) foi transferido da Praça Dante Alighieri para o Centro Comunitário do bairro Vila Ipê (Av. Antônio Andrighetti, 2.713), com início às 10h.
As atividades incluem:
-
Distribuição de refeições preparadas pelas Cozinhas Solidárias.
-
Arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos por meio da "Cama Elástica Solidária".
-
Feira de produtos da agricultura familiar e barraca de agricultura urbana.
-
Ações de educação alimentar e nutricional.
-
Exposições de trabalhos escolares (EMEF Sete de Setembro e EMEF Dezenove de Abril) e apresentações culturais de entidades assistidas pelo Banco de Alimentos.
A organização desta programação envolve diversas entidades, como SMAPA, Comsea, Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, SESC, SENAC, UCS, Cooperativas de Agroindústrias e Agricultores Familiares (CAAF) e o Fórum das Cozinhas Solidárias.
Seminário no Dia Mundial da Alimentação (16/10)
No Dia Mundial da Alimentação, esta quinta-feira (16/10), a programação conta com o Seminário Sistemas Alimentares Sustentáveis na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir das 16h45min. O encontro busca promover uma reflexão entre a comunidade acadêmica, agricultores, gestores e sociedade civil sobre como construir sistemas alimentares mais saudáveis e justos, por meio de duas mesas redondas que debaterão produção, consumo e abastecimento de alimentos.
A Semana da Alimentação 2025 terá continuidade nos próximos dias com atividades variadas em mercados, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no interior do Município.
Comentários