Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Corrida do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Centelha, que está guardada sob responsabilidade do Poder Público, foi entregue pela Liga da Defesa Nacional

Ferreira entrega chama da Pátria a secretária Luciane Faccio Balestieri
Foto: Eduardo Cover Godinho

O Município de Guaporé recebeu na segunda-feira, dia 15 de agosto, a centelha do Fogo Simbólico da Pátria, que marcou o início das atividades para mais uma edição da Semana da Pátria. Entregue pelo Coronel da Reserva da Brigada Militar (BM) e vice-presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN) Álvaro Raul Cruz Ferreira, a chama representa o civismo do povo, a união e o esforço em manter aceso em cada um, o patriotismo, a cidadania e a busca de uma sociedade melhor. O tema deste ano é: Um Século de Civismo. Crianças e professores dos educandários da rede pública municipal, servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, e comunidade em geral prestigiaram o ato no largo central da Praça Vespasiano Corrêa. Também acompanhou a atividade o Tenente da 7ª Delegacia de Serviço Militar de Guaporé Ernani Albino Assmann.

“Mais uma vez chega a cidade de Guaporé a centelha do patriotismo - o Fogo Simbólico da Pátria. Significa para nós o ardor cívico do povo brasileiro. No preâmbulo dos 194 anos da nossa independência a Liga Nacional da Defesa faz essa peregrinação no Estado e no Brasil levando às comunidades esta chama que significa calor, desprendimento, amor, coesão, esforço coletivo, dedicação e doação para que a ‘Pátria Amada Brasil’ seja cada vez mais respeitada e idolatrada pelos cidadãos”, destacou o Coronel Ferreira na entrega da chama.

A centelha do Fogo Simbólico da Pátria está guardada e sob responsabilidade em Guaporé pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico até o dia 31 de agosto, às 20 horas, quando a mesma será transportada até a Praça Vespasiano Corrêa onde ocorrerá a cerimônia do Fogo de Conselho realizada pelo Grupo Escoteiros Nacê. De 1º a 7 de setembro ocorrerão as cerimônias de hasteamento e arriamento dos pavilhões (Brasil, Estado e Município), com abertura e encerramento na Praça Central.

Em 2016, a Semana da Pátria homenageia, em nível nacional, o centenário da LDN, que visa promover a brasilidade, entendida como sentimento síntese do espírito de preservação e salvaguarda dos valores nacionais, tendo a cidadania como referência. No Rio Grande do Sul, os homenageados são 100 anos da Academia de Polícia Militar (APM) e os 50 anos de Cachoeirinha.

A corrida do Fogo Simbólico da Pátria está na sua 79ª edição.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais