Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

RS chega à 50ª rodada do Distanciamento Controlado em bandeira preta

por Isadora Helena Martins

Pela oitava semana consecutiva, o Estado está na classificação de risco máximo para a Covid-19

Foto: Divulgação / Governo do RS

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou no final da tarde desta sexta-feira (16) o mapa da 50ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Todo o Estado permanece na bandeira preta, nível de risco mais grave referente à pandemia de coronavírus. Esta é a oitava semana seguida na classificação de risco altíssimo, com mais restrições.

Nesta 50ª rodada, houve nova redução nos números de pacientes confirmados com Covid-19 em leitos clínicos (-11%) e em UTI (-10%), comparativamente à semana anterior. O número de registros de óbito também reduziu, caindo 14% no período. A manutenção do Estado na bandeira preta ocorreu, principalmente, por meio do mecanismo da salvaguarda que garante a aplicação automática da bandeira mais grave a todas as regiões quando a capacidade hospitalar está próxima do limite.

O mapa divulgado nesta sexta (16) já é definitivo, com validade até 26 de abril, ou seja, não há possibilidade de envio de pedidos de reconsideração à classificação, por parte dos municípios. Todas as regiões, contudo, estão autorizadas a adotar medidas menos restritivas devido à Cogestão do modelo de Distanciamento Controlado.

 

Melhora nos indicadores, mas segue o alerta

O Boletim de Hospitalizações RS, divulgado pelo Comitê de Dados, mostra que há uma desaceleração na queda de internações no Estado em leitos clínicos. A variação de pacientes confirmados com Covid na semana retrasada foi de -21,4%, na semana anterior de -,18,3% e, nesta semana, de -10,8%. Enquanto no dia 5 de fevereiro havia 1.329 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos, nesta sexta (16/4), são 3.106 internados, ou seja, 2,3 vezes a mais que no início do ciclo.

O número de internações em UTI também permanece alta. Nesta sexta (16), a taxa de ocupação de leitos UTI em geral estava em 88,5%, sendo 2.168 pacientes confirmados ou suspeitos para Covid-19 e 824 pacientes não Covid.

 

Caxias do Sul segue em condição de bandeira preta

A região de Caxias do Sul permanece em nível mais grave nos indicadores de hospitalização para cada 100 mil habitantes e na projeção de óbitos. Já, para os indicadores que medem a velocidade de avanço e a relação com o estágio da evolução na região (ativos/recuperados) a bandeira foi Amarela.

O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19, na última semana, comparado com a semana anterior, apresentou uma queda de 29.4%, passando de 503 para 355. O número de óbitos também teve uma queda de 8,8% na comparação entre as duas últimas semanas, passando de 125 para 114.

O número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave apresentou estabilidade, com variação de 1,4%. Quanto às internações de pacientes confirmados com Covid-19 nos leitos clínicos houve queda de 8,3% e nos leitos de UTI houve estabilidade, sem variação. Com relação ao número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia, o quantitativo apresentou um aumento de 91.7%, passando de 12 para 23.

Mesmo com a melhora de indicadores, a situação no município inspira cuidados, pois a ocupação de leitos de UTI na rede privada está na faixa dos 90%, enquanto que a rede pública está operando acima da capacidade com ocupação de 103%.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais