Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Samae informa resultado de análise da água

por Alberto Meneguzzi

Autarquia divulga nota sobre cheio identificado na água de alguns bairros atendidos pelo sistema Maestra

Foto: Divulgação

Nota do Samae

"O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que, após avaliações preliminares realizadas pelos técnicos da autarquia, constatou-se que o cheiro identificado na água de alguns bairros atendidos pelo Sistema Maestra foi proveniente da água bruta bombeada da represa para a Estação de Tratamento (ETA) Dr. Celeste Gobbato, no bairro Pioneiro.

A indicação inicial é de que a água que permaneceu parada por cerca de 12 horas na rede adutora de água bruta, em virtude da interrupção do abastecimento, no último domingo, tenha sido afetada pela condição anaeróbia (sem oxigênio) que se estabeleceu na tubulação e também pela presença de microfilme aderido nas paredes internas dos tubos, conferindo-lhe o odor desagradável.

Durante o processo de tratamento, este cheiro não foi imediatamente identificado já que as demais características da água não foram alteradas, vindo a ser parcialmente distribuída. Logo, após a passagem desta primeira água retida nos tubos da rede adutora, a água bruta voltou às suas características originais.

Por precaução, para que este tipo de situação não torne a se repetir, o SAMAE realizou, na noite de ontem (14) o completo esgotamento da adutora de água bruta bem como das unidades de tratamento da Estação Dr. Celeste Gobbato, motivo pelo qual moradores dos bairros São José e Santa Catarina sentiram o mesmo odor no arroio Tega.

Destaque-se que a única alteração detectada na água tratada foi relativa ao odor, não havendo quaisquer outras alterações que pudessem prejudicar a saúde dos consumidores, embora a autarquia tenha desaconselhado o consumo desta água.

O Samae desculpa-se pelos eventuais transtornos causados, entretanto, ressalta que tratou-se de uma situação pontual e completamente atípica uma vez que diversas outras interrupções já haviam ocorrido ao longo de todo o período de operação do Sistema Maestra, sem problemas.

Além disso, a autarquia trabalha buscando atender a população com eficiência, respeito e comprometimento, visando manter o padrão de qualidade de todos os serviços prestados aos caxienses."

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais