Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) será inaugurado nesta segunda-feira (18/04), em Caxias

por Pablo Ribeiro

Serviço tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento na área de saúde mental

Foto: Cristiane Barcelos/SMS/Divulgação

Com o objetivo de amplia o atendimento voltado à saúde mental em Caxias do Sul, a Secretaria da Saúde (SMS) - Rede de Atenção Psicossocial inaugura, nesta segunda-feira (18/04) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Integração. Este é o segundo CAPS voltado a atender adultos com transtorno mental grave e persistente.

O novo espaço segue o mesmo modelo do CAPS Cidadania, com equipe multidisciplinar que pode ser composta por profissionais de diversas áreas, como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, oficineiros e outros. “Nem sempre as dores são físicas, a maioria delas são de ordem emocional, e até mesmo as dores físicas muitas vezes são causadas por questões emocionais. Então, ter o atendimento ampliado na área de saúde mental e emocional tem especial valor para que possamos cuidar ainda mais da população”, destaca a vice-prefeita Paula Ioris.

O serviço de saúde é voltado a fortalecer os vínculos com a família e a comunidade, promover autonomia, evitar/reduzir as internações psiquiátricas e favorecer o exercício da cidadania por meio de atendimentos individuais e em grupo realizados pela equipe. “A saúde mental é uma demanda que tem crescido exponencialmente nos últimos tempos e que é uma das prioridades da nossa gestão. Com a abertura desse novo CAPS atendemos a uma demanda histórica pela ampliação dos serviços na área de saúde mental e proporcionamos, também, mais qualidade de atendimento aos usuários. Aproveitamos a oportunidade para agradecer pelo empenho das equipes que participaram de todo o processo até a abertura de mais este serviço”, salienta a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Tanto o CAPS Integração como o CAPS Cidadania atendem egressos ou não de internações psiquiátricas, que podem buscar tratamento comparecendo de forma espontânea ou por meio de encaminhamento. Com o novo espaço, o CAPS Integração atenderá parte dos cerca de 450 usuários vinculados ao CAPS Cidadania, pois será referência para os moradores das regiões Norte e Oeste. Já o CAPS Cidadania atenderá os moradores das regiões Sul e Leste.

O CAPS Integração funcionará de segunda a sexta feira, das 8h às 18h, Está localizado na Rua Duque de Caxias, 2631, Bairro Pio X, atendendo pelos telefones (54) 9 8418.6410 e 9 8429.6217. A Rede de Atenção Psicossocial ainda conta com o CAPS Infanto-juvenil Mosaico Aquarela, CAPS Álcool e Drogas Reviver, CAPS Álcool e Drogas Novo Amanhã, Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Apoiar), Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAIS Mental), Unidade de Acolhimento Adulto e serviços residenciais terapêuticos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais