Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Caxias do Sul retoma castrações de cães e gatos

por Pablo Ribeiro

Quase quatro mil fichas de inscrição para o atendimento já foram distribuídas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) só em 2022

Foto: Mateus Argenta/Banco de Dados Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

As primeiras castrações de animais aprovadas e viabilizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) em 2022 começaram a ser realizadas nesta semana. A expectativa é de chegar ao fim do ano com cerca de oito mil cães e gatos esterilizados. Em 2021, foram realizados mais de 3,6 mil procedimentos.

O período para se candidatar à utilização do serviço público de castração de animais de Caxias do Sul segue aberto durante o ano todo, enquanto houver disponibilidade de fichas. Desde 1º de janeiro, a SEMMA já distribuiu diretamente, por meio de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou rede de proteção animal, quase quatro mil formulários para pedido de contemplação ao serviço gratuito de esterilização.

As fichas ficam à disposição da população na própria secretaria, nas UBSs e com protetores de animais cadastrados no município. Quem quiser se cadastrar ou recadastrar (no caso de já ter registro prévio) como protetor deve comparecer na SEMMA (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308, Bairro Cinquentenário), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. É preciso levar um documento de identificação (RG, CPF ou CNH). As fichas de castração têm validade até o final do ano. O telefone para mais informações é (54) 3901-1445.

O coordenador do departamento de Proteção Animal da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, observa que as fichas aprovadas e não contempladas com a castração em 2021 seguem válidas e já foram repassadas à clínica responsável pelo serviço. “Qualquer pessoa pode preencher a ficha de cadastro para ter acesso à castração dos animais, mas é importante lembrar que o atendimento dá preferência a pedidos de famílias em vulnerabilidade social. Os demais casos avançam conforme avaliação da secretaria. Atualmente, o município pretende destinar aproximadamente R$ 1 milhão por empenho licitatório ao serviço e ainda assim enfrenta grande demanda reprimida”, ressalta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais