Projeto do Aeroporto de Vila Oliva é apresentado à Imprensa
O investimento no novo aeroporto será de R$ 124 milhões
O Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, apresentou à imprensa na manhã desta quarta-feira (14) o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha, elaborado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.
O projeto contempla a pista de 1.945 metros, terminal de passageiros, pátio de aeronaves e estacionamento, numa área de 458 hectares, em Vila Oliva. No primeiro momento seriam contemplados no programa de aeroportos regionais 257 projetos. Sobraram 53, entre eles o de Caxias.
O investimento no novo aeroporto será de R$ 124 milhões, verba do fundo de privatizações de aeroportos do Governo Federal. O projeto é de uma empresa de Curitiba contratada pelo Banco do Brasil, que gerencia todos os investimentos do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil agora busca o licenciamento ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Paralelo a este trabalho, o Município busca agilizar este processo via Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem a gestão plena no licenciamento. Com o licenciamento, será feito o projeto executivo para encaminhar a licitação.
Conforme o Prefeito, a obra deve ser licitada em 2018. Com o prazo de conclusão em 20 meses, a expectativa de Alceu é que em quatro anos será possível ter o novo aeroporto. Nos próximos dias, Alceu se reúne com o Governador do Estado José Ivo Sartori para tratar do pagamento das indenizações dos proprietários da área.
Após a conclusão do aeroporto de passageiros, o Município pretende, com a outorga, ampliar para aeroporto de cargas, buscando parceria público/privada para a construção do terminal de cargas.
AEROPORTO REGIONAL DA SERRA GAÚCHA
Valor estimado: R$ 124,32 milhões
Aeronave de projeto: Categoria 4C (B 737-800) com 80% do Peso Máximo de Decolagem
Principais obras:
Terminal de Passageiros: novo (customizado - 4.746,73 m²)
Pista de pouso: nova (1.930x45m)
Seção Contraincêndio: nova (400m²)
Pátio de Aeronaves: construção de novo (8 posições)
Operação por instrumento (IFR) não precisão
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