Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Presidente da Câmara critica a falta de poda de árvores em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

O vereador Velocino Uez apresentou problemas decorrentes do não atendimento à demanda do serviço na sessão desta terça-feira

Foto: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul/Divulgação

Os problemas gerados pelo atraso e pela maneira de se podar árvores em Caxias do Sul motivaram a manifestação do presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez (PTB), na sessão desta terça-feira (13/07). Da tribuna, Uez informou que, no ano passado, havia cerca de 600 solicitações do serviço na cidade. Segundo ele, além de não atendidas completamente, são realizadas paulatinamente durante o ano, e não apenas no 2° trimestre, período que o vereador entende como o mais correto para execução de podas.

Na opinião do vereador, a falta do desbaste pode gerar problemas e perigo à população, com queda de galhos ou de árvores inteiras, durante temporais. Também podem provocar riscos na rede elétrica quando os galhos encostam na fiação.

Além da não cobertura da demanda, o parlamentar criticou como é feito o desbaste dos ligustros (árvore exótica bastante cultivada na cidade e na região) em Caxias (num modelo em “V”). Ele apresentou comparativos com o formato de poda que julga correto e é feito em Cotiporã, cidade que fica a cerca de 70 km de Caxias. Pelas imagens apresentadas pelo petebista, no município vizinho, a poda envolve o corte de todos os galhos. Velocino ainda alertou que o desbaste das árvores das ruas não pode ser feito pelo cidadão comum e sim pela prefeitura. “Se o morador talvez faça [a poda], a maioria bem-intencionada, na frente de casa, a caneta [multa] pega”, ponderou Uez.

O parlamentar ainda apontou falta de planejamento entre técnicos responsáveis pelo serviço no município. Na ótica de Uez, os problemas tendem a prosseguir e se repetir, caso não haver atenção do poder público em relação ao assunto.

Os vereadores Lucas Caregnato (PT) e Ricardo Daneluz (PDT) se manifestaram e elogiaram Uez pela abordagem. Eles defendem uma colaboração geral entre o poder público e a população, além de mais informações a respeito do serviço de poda para, dessa forma, evitar problemas futuros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais