Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Prefeituras temem que municípios sejam extinguidos

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Dentre os 226 municípios, estão alguns que ficam próximos de Caxias do Sul

Foto: Divulgação

Apresentada no dia 05/11, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo tem como proposta extinguir quase metade dos municípios do Rio Grande do Sul. Isso porque 226 das 497 cidades gaúchas têm menos de 5 mil habitantes. Um dos fatores que deixou alguns prefeitos das cidades dentro deste cenário incomodados é de que a proposta considera apenas o ITBI, IPTU, ISSQN. (Ouça a notícia)

Dentre os 226 municípios, estão alguns que ficam próximos de Caxias do Sul. São eles: Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Cotiporã, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Coronel Pilar, Jaquirana, Alto Feliz, Fagundes Varela e Vila Flores.

Os serviços básicos é a grande preocupação, os cidadãos destes municípios têm se mostrado muito preocupados com a possibilidade da aprovação da PEC.   

Rodrigo Macedo, Assessor da Prefeitura de Jaquirana, destacou que ainda não se tem o total conhecimento de quanto o município pode ser prejudicado, mas se sabe que a comunidade poderá ficar privada de alguns serviços que funcionam bem na cidade.

“A gente não tem ainda a real dimensão do que isso afetaria, mas com certeza seria uma medida bastante complicada para nosso município”.   

O Assessor ainda comentou que esse tema tem sido muito debatido entre os moradores da cidade, que não são a favor da proposta.

“Esse é um tema que tem sido bastante debatido, principalmente o pessoal nas redes sociais, eles estão debatendo bastante essa possiblidade, claro que a gente tem uma esperança que essa votação não vá em frente e continue como está.”

Entre as principais preocupações dos moradores, está a duvida de como ficará a situação do hospital da cidade e das escolas do município.

“Principalmente saúde, nós temos um hospital municipal aqui, e é algo que funciona bem no município e isso pertencendo a outro município já teria dificuldades. A gente tem também educação, temos duas escolas municipais, entre elas, uma infantil e outra de ensino fundamental.”

Outra cidade que vive com a mesma realidade é a de Fagundes Varela, cidade que conseguiu sua emancipação há 32 anos, até então fazia parte da cidade de Veranópolis. A cidade de 2.750 habitantes teme que que a decisão seja favorável a proposta.

A Prefeita da cidade, Claudia Moreschi Tomé acredita que se aprovada a proposta será um retrocesso para a cidade, dificultando a acesso aos serviços públicos e trazendo prejuízos para a comunidade.

“Isso nos preocupa porque se isso realmente vier acontecer, o que eu acho bem improvável que aconteça, creio que seria um retrocesso para nossa cidade, não desmerecendo nossa cidade mãe.”

Já na comunidade a notícia gerou um impacto negativo, pois os moradores da cidade e do interior, não aprovam a ideia da mudança se caso ela vier acontecer, a prefeita tem recebido ligações de pessoas preocupadas com a possível mudança.

“Quando anunciado, os próprios produtores rurais já ligavam para mim preocupados demonstrando insatisfação de ter recebido essa notícia, se demonstrando muito preocupados com essa possibilidade e relembrando as dificuldades enfrentadas na época em que nosso município era distrito de Veranópolis.”  

Pela PEC apresentada, a incorporação valerá a partir de 2025, e caberá a uma lei ordinária definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais