Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Relatório final do plano de mobilidade urbana de Caxias será apresentado à comunidade no dia 27 de março

por Daniel Lucas Rodrigues

Reunião pública ocorre das 18h30 às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A comunidade de Caxias do Sul conhecerá o relatório final do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade (Planmob Caxias) no dia 27 de março, quarta-feira. Uma reunião pública será realizada das 18h30 às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores, onde será formalizada a entrega dos materiais produzidos pela URBTEC™, consultora que desenvolveu o plano, ao Executivo municipal e à população.

O evento é aberto para a comunidade. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) garante que estes materiais também serão disponibilizados em formato digital para consulta pública no site do Planmob, dentro do site da Prefeitura. Como resultado, o estudo trouxe a elaboração de 24 diretrizes e 72 propostas, além de 563 ações distribuídas nos planos municipais.

Dentre estas iniciativas: ciclomobilidade, acessibilidade, pedestrianização e calçadas, gestão da demanda e melhoria da oferta, além do plano de implantação, gestão e monitoramento. Conforme previsão da lei federal nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o processo de execução e monitoramento do Planmob Caxias deve ocorrer em até 10 anos após sua criação, quando deve sofrer revisão. A lei do Planmob Caxias foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico por meio da lei municipal nº 9.076/2023, de 26 de dezembro de 2023.

A elaboração do Planmob Caxias ocorreu em um período 18 meses, dividido em nove etapas, em um processo com ampla participação social, no qual foram realizados 53 eventos, dos quais 22 eram de ordem técnica e 31 atividades que foram abertas à comunidade. 

O Planmob Caxias teve financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais