Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Governo do Estado intensifica preparativos para o South Summit Brazil

por Clayton Camargo

Ainda em fevereiro, o governo estadual promoverá eventos preparatórios para o SSB em quatro cidades gaúchas

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul se prepara para receber, mais uma vez, o South Summit Brazil (SSB). A terceira edição do encontro de inovação ocorrerá no Cais Mauá, em Porto Alegre, entre 20 e 22 de março. Como correalizador, o governo do Estado atua desde o planejamento até a execução e está em fase de preparativos para o evento, que promete ser ainda maior do que os anteriores.

“Logo que terminou o evento de 2023, já começamos a pensar na edição deste ano. Enquanto correalizador do South Summit Brazil, o Estado realiza um trabalho transversal, envolvendo diversas secretarias. Atuamos em várias frentes, que incluem a curadoria da programação, a promoção de ações sociais, a montagem das estruturas e o apoio na segurança”, explica o vice-governador Gabriel Souza, responsável pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), do qual o South Summit Brazil faz parte.

Ainda em fevereiro, o governo estadual promoverá eventos preparatórios para o SSB em quatro cidades gaúchas. Em Pelotas e Caxias do Sul, serão realizados meetups regionais, preparando o ecossistema local para melhor aproveitamento das oportunidades geradas pelo evento. Em Panambi e Capão da Canoa, haverá duas edições especiais do Rotas da Inovação, que também abordarão o evento. O Rotas da Inovação é um projeto liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que reúne os atores dos ecossistemas de inovação para traçar estratégias regionais.

Por meio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), o Estado está preparando 12 ações sociais para promover o acesso de grupos sociais diversos ao evento, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social. Serão realizadas palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular. Assim como já ocorreu na edição anterior, a ideia é ampliar o alcance do SSB e incluir pessoas menos favorecidas economicamente.

Outra iniciativa já consagrada é o Hackatchê, uma ação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) que propõe um desafio a estudantes da rede estadual de ensino. Os alunos devem desenvolver ideias que possam dar origem a startups. No ano passado, foram inscritos mais de 130 projetos. Gratuitas, as inscrições deste ano já estão abertas e seguem até 1º de março. Um dos prêmios será uma viagem internacional. A equipe vencedora irá participar do South Summit Madrid.  

Além disso, o Estado realiza um trabalho contínuo durante todo o ano, fomentando o engajamento dos principais parques, universidades, hubs e polos de inovação. “A missão não se encerra quando os portões do Cais Mauá se fecham. Pelo contrário. É uma construção permanente de todos os atores envolvidos neste projeto, para que os frutos sejam colhidos a médio e longo prazo”, acrescenta Gabriel.

O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit Brazil. Criado há dez anos na Espanha, o evento está em sua terceira edição no Brasil, após sua chegada ao país em 2022, por meio de iniciativas e parcerias firmadas pelo Estado.

South Summit Brazil traz cofundador do Waze

Como ponto alto, a edição deste ano traz nomes reconhecidos mundialmente na área da inovação, como o empresário insraelense Uri Levine, cofundador do Waze e conselheiro da Moovit, um dos principais responsáveis para que essas startups se tornassem unicórnios (quando empresas nascentes atingem valor de mercado acima de US$ 1 bilhão). 

Ao longo dos três dias, a programação contará com a participação de cerca de 500 palestrantes de vários países. São esperados 24 mil participantes, mil investidores e 138 fundos de investimentos. Para este ano, a estrutura também será aumentada. Com a integração de mais um armazém do Cais Mauá, haverá a ampliação da área construída e útil, que chegará a 38 mil m², além de mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições.

Edições anteriores

Os números do South Summit Brazil expressam o sucesso das duas primeiras edições realizadas no Estado. A competição de startups, por exemplo, mais do que dobrou de um ano para o outro. Em 2022, foram 991 inscritas e mais de duas mil em 2023. Também foram superadas as expectativas de público. Inicialmente, esperavam-se cinco mil pessoas. Logo na primeira edição, 18 mil pessoas passaram pelo evento e, na segunda, mais de 22 mil.

Além disso, no ano passado, o evento recebeu visitantes de 50 países, 900 speakers, sete mil empresas, mais de cem fundos de investimento (sendo 30 deles internacionais) e cerca de 600 investidores. Foram realizadas mais de 40 mil conexões por meio do aplicativo oficial do evento e mais de mil reuniões agendadas in loco. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais