Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Aulas dos grupos de convivência e ginástica da Smel reiniciam dia 17 de fevereiro

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

As atividades são gratuitas e atendem a população de diversas idades

Foto: Divulgação / Acervo Smel

Os programas promovidos pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) de Caxias do Sul reiniciam as atividades na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro. São três programas que atendem a população de forma gratuita e de diferentes faixas etárias: o Conviver, para pessoas acima dos 60 anos, a Ginástica para o público acima dos 18 e a Dança para diversas idades.

Conforme o titular da Smel, Gabriel Citton, as equipes responsáveis pelos projetos estão se reunindo para qualificar as atividades e para corrigir o que chamou de “equívocos do último ano”: “A gente está, prioritariamente, melhorando, qualificando e ajeitando tudo o que tinha de equívoco desse último ano. O principal é a questão do planejamento de aula. Eles [professores] vão estar se reunindo para discutir todos esses processos que a gente faz do planejamento de atividades e algumas adequações de horários. Também, estamos pensando em fazer um filó, principalmente com o pessoal do centro, mas, também quem sabe algumas outras atividades, que deixaram de fazer como os passeios e eventos maiores de todo o Conviver”.

Sobre a possibilidade de expansão dos programas e criação de novos grupos, Citton respondeu: “A partir de agora, a gente está recebendo algumas lideranças dos bairros pra ver se essa demanda está reprimida ainda e se a gente vai ter que abrir mais algum grupo ou não. Se não for pra agora, a gente deixa um planejamento para o ano que vem”.

O secretário de Esporte e Lazer ainda reiterou a importância de proporcionar atividades físicas e de integração, principalmente para o público da terceira idade, como ocorre no Programa conviver: “É a questão da qualidade de vida. A população idosa do Brasil hoje já é grande, em 2030 essa pirâmide já vai estar praticamente invertida, com mais idosos do que jovens. A gente tem que tratar bem essas pessoas, porque estamos envolvendo saúde pública, segurança e se a gente não proporcionar um momento de lazer para elas, a gente está sendo conivente com as coisas negativas desse mundo. Então, a importância de ter esses projetos é a questão da cidadania e humanidade, se a gente não pensar nisso, a gente não está em uma sociedade justa e responsável pelos idosos”.

Quem já participava de um grupo no ano passado, é só retornar para a atividade no dia 17, já quem deseja participar basta entrar em contato com a Smel pelo telefone (54) 3901-1206. Todas as atividades são gratuitas.

Sobre os programas

Programa Conviver - tem a iniciativa de atender o público adulto de ambos os sexos a partir dos 60 anos de idade, que procuram conservar e melhorar sua qualidade de vida. Oportuniza à comunidade urbana e rural, atividades de participação contínua elaboradas, organizadas e orientadas por profissionais da área de Educação Física, enfatizando em seus atendimentos os aspectos sócios-afetivos, físicos, biológicos e espirituais. O trabalho é desenvolvido com encontros semanais. 

Ginástica - o programa conta com atividades realizadas em encontros semanais para o público acima dos 18 anos. A ginástica proporciona diversos benefícios, entre eles a melhora na capacidade física e resistência muscular. As aulas também visam desenvolver a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório dos participantes. Dentro dessa atividade são oferecidas tarefas terapêuticas e funcionais. A ação visa um envelhecimento saudável por meio da promoção e prevenção da saúde física e mental.

Dança - tem por objetivo proporcionar aos beneficiários cultura, consciência corporal, ritmo e alegria. O programa também desenvolve a capacidade física, trabalhando com os fundamentos da dança, como a propriocepção, lateralidade, flexibilidade, força e coordenação motora.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais