Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Serra Gaúcha permanece na bandeira vermelha e pela primeira vez RS tem regiões na bandeira preta

por Isadora Helena Martins

Bagé e Pelotas atingiram risco máximo para Covid-19

Foto: Divulgação / Governo do RS

O mapa preliminar do Distanciamento Controlado do governo estadual divulgado nesta sexta-feira (11) traz, pela primeira vez, duas regiões na bandeira preta: Bagé e Pelotas. Isso significa risco máximo para Covid-19.

A Serra Gaúcha e outras 17 regiões permanecem na bandeira vermelha, que corresponde a risco epidemiológico alto para Covid-19. Apenas Cruz Alta recebeu classificação final de bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

A nota técnica do governo estadual traz que “o momento é de extremo alerta: o Rio Grande do Sul observou aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado”. Na última semana foi registrado aumento de 14% nas hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), ou seja, o maior número desde o início do monitoramento.

As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros. Já o elevado número de internações em leitos clínicos e de UTI ocasionaram o menor número de leitos livres (407) no Estado, bem como a menor razão de leitos livres para cada ocupado (0,44), que baixou de 0,5 também pela primeira vez. Diante deste cenário, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo de Distanciamento Controlado.

 

Nota técnica da região da Serra Gaúcha

A região de Caxias do Sul apresentou piora significativa nas hospitalizações em UTI de pacientes confirmados com Covid-19, com crescimento de 31%, passando de 81 para 106 pacientes, bem como no número de óbitos. Com o registro de 40 óbitos nos últimos sete dias, houve aumento de 33% em relação aos registrados na semana anterior (30 óbitos). Por isso as hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos receberam bandeira preta.

Os indicadores do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e do estágio de evolução da doença obtiveram bandeira amarela e laranja, respectivamente. Outra melhora tímida foi verificada no indicador de Ativos sobre Recuperados. A região registrou 2.818 ativos, frente à 3.011 da semana anterior, e 8.905 recuperados, representando uma melhora no valor dado pela razão em comparação a semana anterior.

Já os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeiras preta. Os leitos de UTI livres para atender pacientes com Covid-19 diminuíram de 59 para 42.  

Pela primeira vez desde o início do processo, que está na 32ª rodada, a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) não vai recorrer da decisão. Portanto, as regras seguem até o dia 21 de dezembro.

Conforme a avaliação do prefeito Flávio Cassina, após reunião com o presidente da entidade, José Carlos Breda, a situação não está favorável para pleitear uma mudança de bandeira. "Segundo o Breda, vamos trabalhar com o Plano de Contingência elaborado pelo Observatório para conter a disseminação da doença", afirma Cassina.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais