Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Samae terá três usinas solares para a geração de energia

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estações Parque da Imprensa, Morro Alegre e o Centro de Reservação Jardim das Hortênsias receberão os sistemas

Foto: Andréia Copini

Foi assinada nesta quarta-feira (10/04), a ordem de início para a instalação de três sistemas de geração de energia solar fotovoltaica na autarquia. As usinas serão instaladas nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) Parque da Imprensa e Morro Alegre e no Centro de Reservação Jardim das Hortênsias. Ao todo, R$ 4.607.525,25 serão investidos para a execução dos serviços. 

A energia fotovoltaica é um tipo de energia limpa, renovável, captada por meio de placas que a convertem em energia elétrica. É sinônimo também de menor emissão de poluentes. Desde setembro de 2022, a empresa contratada 10 Ohms Engenharia realiza estudos para instalação das placas solares em áreas da autarquia, com o objetivo de produzir parte da própria energia. Para operar todas as unidades do Samae, mensalmente é consumida uma média de R$ 2 milhões em energia elétrica. O custo anual ultrapassa os 7% de toda a receita obtida pela autarquia, representando um dos maiores custos nos sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto.

 

A empresa contratada, Magnani & Cia Ltda. deve iniciar os trabalhos em até 30 dias a contar da data de emissão da ordem de início. O prazo para que as três usinas fiquem prontas é de seis meses.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática hoje. Confira o conteúdo completo é áudio (acima).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais