Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Com debates sobre o presente e o futuro do ensino público, 1ª Semana Estadual da Educação começa nesta segunda-feira (11)

por Clayton Camargo

A programação inclui uma série de eventos estratégicos voltados a discutir soluções para os principais desafios do ensino público

Foto: Arquivo/EBC

Para abrir caminho a reflexões profundas sobre o presente e o futuro da Educação no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Educação (Seduc) inicia na segunda-feira (11/3) a Semana Estadual da Educação. A programação inclui uma série de eventos estratégicos voltados a discutir soluções para os principais desafios do ensino público. Até sexta-feira (15/3), quando se comemora o Dia da Escola, estão previstos encontros, debates, lançamentos e inaugurações.

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a Semana da Educação joga luz sobre o tema e homenageia o espaço aonde ocorre o aprendizado, a escola. “Escolhemos esse período para fazermos reflexões, ver o que estamos fazendo e onde queremos chegar. É também uma forma de homenagear a importância da escola, onde afloram conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e se aprende a conviver em uma sociedade complexa”, explicou.

Programação

  • Na segunda-feira (11/3), às 16h30, em reunião com o Instituto Sesi de Formação de Professores, na Secretaria da Educação, serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pela organização sobre o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Os indicadores são importantes para entender o impacto-escola, que considera fatores que influenciam na aprendizagem e resultados da Educação.
  • Na terça-feira (12/3), às 9h, a titular da Seduc, Raquel Teixeira, acompanha o diretor global do Google for Education, Kelvin Kehls, em uma visita ao Instituto de Educação General Flores da Cunha. Na ocasião, será apresentado o estágio de desenvolvimento do Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias (Cegemtec), que vai funcionar no local, e que conta com cooperação da Organização dos Estados Ibero-Americanos e da Google.
  • No mesmo dia, às 11h, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, será lançado o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê), que tem objetivo de assegurar que todos os estudantes da rede pública gaúcha estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. No evento, será apresentado o programa, metodologia, ações para auxiliar na recuperação de escolas que não atinjam bons resultados e a estrutura de pessoal envolvida, entre outros detalhes. Também estará presente no evento a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela, reconhecida por seu trabalho na alfabetização brasileira.
  • Também na terça-feira, os alunos beneficiários do programa Todo Jovem na Escola (TJE), do governo do Estado, poderão começar a retirar os cartões. Responsável pela emissão, o Banrisul fará a distribuição de mais de 100 mil unidades nas agências bancárias dos municípios de residência dos estudantes. A primeira recarga de R$ 150, referente ao auxílio-material escolar, já estará disponível na data. O cartão emitido em nome dos alunos é uma novidade do programa, que foi reformulado no ano passado. Até então, os valores eram creditados no Cartão Cidadão do responsável familiar.
  • Para finalizar o 12 de março, às 18h será exibido o documentário “Nunca me sonharam” no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. O objetivo é oportunizar a ida de mais de 200 estudantes de escolas estaduais para assistir à obra. Filmado em 2017, com apoio do Instituto Unibanco, a película dirigida por Cacau Rhoden mostra a realidade do Ensino Médio brasileiro por meio de relatos de estudantes, gestores, professores e especialistas. Sua exibição já ocorreu em sete países. Após a sessão, haverá um debate sobre a educação pública.
  • A quarta-feira (13/3) começa com dois eventos importantes. Às 9h, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ocorre a abertura do 2º Seminário Estadual de Gestão da Educação Pública. O evento vai reunir mais de mil pessoas, entre gestores escolares, coordenadores regionais, técnicos e lideranças da Seduc, para discutir tópicos importantes da Educação. Entre os principais temas a serem abordados, estão gestão para o avanço contínuo da educação pública, proteção à trajetória acadêmica dos estudantes, potencialidades das avaliações educacionais no contexto gaúcho e bem-estar, convivência e dimensão relacional da gestão escolar.
  • Também às 9h de quarta-feira,  o vice-governador Gabriel Souza participa do evento Partiu Futuro: Governo e Setor Produtivo pelo Futuro das nossas Juventudes, que ocorre no Espaço Caldeira, em Porto Alegre. O objetivo é apresentar o programa, lançado por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE) em outubro de 2023, e que prevê a qualificação técnica e aprendizagem profissional para jovens a partir de 14 anos. A ocasião será uma oportunidade para apresentar o programa a representantes dos setores produtivos e empresários.
  • Na quinta-feira (14/3), às 8h, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, acompanhada pelo superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, visita o Colégio Ildo Meneghetti, no bairro Restinga, em Porto Alegre, para conhecer a escola, que faz parte do programa Jovem de Futuro, desenvolvido pela instituição para melhorar a gestão da rede. Serão beneficiados 1.910 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, em três turnos.
  • Às 17h, na Seduc, a titular da pasta reúne-se com o executivo de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Gustavo Heidrich, para aprovação de um plano de trabalho com a iniciativa Um Milhão de Oportunidades para o Futuro (1MiO), do Unicef, que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos.
  • Na sexta-feira (15/3), último dia da Semana da Educação, a Seduc prevê a inauguração de uma escola ainda a ser anunciada, como forma de celebrar o Dia da Escola. Ainda na sexta, ocorre uma reunião, às 10h30, na Seduc, com o gerente de Educação Básica do Sesi, Wisley Pereira, para discutir a experiência das instituições de ensino Sesi na implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede pública.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais