Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Jornalista Zé Theodoro receberá o título de Cidadão Caxiense

por Clayton Camargo

Proposta sugerida pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e outros nove parlamentares passou em segunda discussão nesta quinta-feira (09/11)

Foto: Andrielly Martins/Câmara Caxias

Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira (09/11), a proposta que concede o título de Cidadão Caxiense ao jornalista José Ademir Theodoro. O texto assinado pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e outros nove legisladores busca reconhecer os relevantes serviços prestados pelo profissional à comunidade caxiense, principalmente nas áreas da comunicação e social. São autores do projeto de decreto legislativo (21/2023) junto com Cadore os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Ricardo Zanchin/NOVO e Tatiane Frizzo/PSDB. A entrega da honraria está prevista para o dia 24 de novembro, às 19h, no plenário do Parlamento.

No documento, os autores detalham a trajetória do futuro homenageado, ressaltando que José Ademir Theodoro nasceu em 13 de março de 1963, na localidade de Ponte do Forquilha (Passo do Betiolo), capela Santo Antônio, em Maximiliano de Almeida. Filho de Juvelino Theodoro e Erci de Oliveira Theodoro, ambos agricultores, é irmão de Norberto Jair Theodoro, César Almir Theodoro, Céris de Lurdes Theodoro, Antônio Clair Theodoro e Adair Theodoro.

Conhecido em Caxias como Zé Theodoro, na sua terra natal, era chamado de Tigrinho, pois seu bisavô teria lutado com um tigre, e o felino teria morrido. Zé saiu de casa aos 18 anos para estudar no Seminário Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. Antes, na infância, ajudou o pai na roça, plantando milho, soja, feijão, trigo e outras culturas. Iniciou os estudos na Escola da Linha Usina, depois, fez a quarta série, em 1975, numa Brizoleta (escola pensada pelo ex-governador Leonel Brizola). Na sequência, estudou no Ginásio Papa João XIII. Em 1978, foi morar em Marcelino Ramos com um tio e sua avó, dona Adelaide, para estudar no Colégio Cristo Rey e buscar emprego. Chegando lá foi trabalhar em uma distribuidora de bebidas, depois, numa padaria. Chegou colocar paralelepípedos nas ruas da cidade.

Voltou para casa e, em 1979, retomou seus estudos em Maximiliano de Almeida para concluir a sétima e oitava séries. Sempre esteve envolvido em atividades sociais e esportivas. Também foi catequista e membro do grupo de jovem e da liturgia da capela. No final de 1980, concluindo o ginásio, teve o interesse de ser padre. Após ser auxiliado pelo padre Angelino Andreola e a irmã Laura Besinela, José parte para o seminário no dia 2 de fevereiro de 1980.

Em Vacaria, fez o segundo grau no Colégio São Francisco dos Irmãos Maristas Champagnat, mas morava no seminário, atrás do campo do Glória. Chegou a cursar Filosofia em Passo Fundo, onde, em 1986, iniciou nova carreira na empresa jornalística Diário da Manhã, como revisor de textos escritos pelos jornalistas. Agora queria colocar em prática o outro sonho: ser um jornalista. Mais tarde, migrou para a paginação e fotolito, tendo sua primeira profissão na carteira, como fotolitógrafo.

Em Caxias do Sul, onde obteve emprego na Gráfica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no Pioneiro. Posteriormente, trabalhou na Rádio Regional do Vêneto e no Jornal O Florense, em Flores da Cunha, e na extinta Folha de Hoje, em Caxias do Sul.

Em 1991, se casou com Vâine de Almeida, com quem teve os filhos William Joel Theodoro e Ellyan Jullys Theodoro. Formou-se em Jornalismo pela UCS em 1997.

Na metade de 2008, acumulou interinamente a coordenação de Jornalismo e da RedeSul de Rádio (com 12 emissoras). Em 2010, deixou a coordenação de Jornalismo para se dedicar à Rede Sul, com exclusividade. Em 2015, assumiu o cargo de Coordenador de Mídias e Estratégias do grupo dos Capuchinhos, integrando Rádio e o Jornal Correio Riograndense.

Em 2000 e 2001, foi professor noturno de Língua Portuguesa nas escolas estaduais Professor Apolinário Alves dos Santos e Alexandre Zattera, em Caxias do Sul. Foi correspondente do Correio do Povo e da Rádio Guaíba e enviou boletins à Rádio Gaúcha em sua programação à noite. De 2002 a 2007, ministrou o Curso de Rádio no Senac, em Caxias, o qual ajudou criar.

Durante o período em que atuou na Rádio São Francisco AM em Caxias do Sul, foi criador e incentivador de vários projetos em Caxias e participou de diversas coberturas jornalísticas.

Em 2018, deixou a São Francisco e passou um período na Rádio Rainha, em Bento Gonçalves. Ainda passou pela Rádio Comunitária da União das Associações de Bairros (UAB). Em 2019, foi para a Rádio Miriam (Farroupilha), onde hoje é coordenador de programação e apresenta diariamente os programas Alvorecer e o Jornal da Manhã. Segue cobrindo Juventude e Caxias com projeto no youtube e facebook, como comentarista, repórter e narrador. No voluntariado, desde 2015, atua no Centro de Valorização da Vida (CVV) e tem contribuído com as Campanhas de Agasalho da cidade.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21/2023

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Ausente

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Ausente

ROSELAINE FRIGERI PT Não Votou

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais