Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias poderá ter faixas compartilhadas entre bicicletas e veículos

por Jeferson Ageitos

Secretário de Trânsito da cidade afirma que o projeto terá baixo custo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul afirma que a ideia do projeto é tornar mais harmoniosa a convivência entre ciclistas, motociclistas e motoristas. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade do município, Cristiano de Abreu Soares, afirma que o primeiro passo é conhecer as vias mais usadas pelos ciclistas. Depois, esse trajeto será sinalizado com placas e faixas que indiquem a preferência às bicicletas, na cidade e nas estradas que levam à zona rural.

“Hoje, nem todos os ciclistas sabem exatamente onde pedalar. E muitos motoristas ainda estranham quando veem os ciclistas andando na via. Esquecem o que o Código de Trânsito Brasileiro diz: o ciclista também é ator nesse trânsito. A gente quer chamar a atenção dos motoristas, principalmente. Lugar de ciclista não é na calçada, não é só nos parques”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com Abreu, a Prefeitura produz placas de trânsito. Por isso, o projeto terá baixo custo. “Estamos falando também da sinalização horizontal, que é basicamente a pintura de uma bicicleta na via, do lado direito, entre o estacionamento e a faixa da direita. (E isso é) feito com mão de obra interna da secretaria. Então, o investimento é baixíssimo”, afirma.

Em entrevista ao programa Conectado dessa terça-feira (10), o secretário afirmou ainda que Caxias do Sul poderá ter ciclovias, no futuro. “Uma vez definidas as principais rotas dos ciclistas, é natural que o Poder Público entre com investimento em ciclovias. E aí, sim, o investimento será um pouco mais pesado”.

Confira a entrevista completa no podcast ao lado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais