Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Especialista fala dos desafios da Língua Portuguesa na atualidade

Baixar Áudio por Beverli Rocha

A língua é falada em oito países e algumas regiões do mundo e está entre os seis idiomas mais falados no mundo

Normelio Zanotto é autor de livros sobre ortografia e redação
Foto: Divulgação

O Dia da Língua Portuguesa, comemorado nesta segunda-feira, 10 de junho, reascende a importância de debater o uso correto da linguagem. Vale a pena lembrar que uma porcentagem muito pequena de brasileiros escreve e fala perfeitamente o nosso idioma. O Brasil ficou na 59ª posição em leitura no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A prova, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi aplicada em 70 países, em 2015, e é feita de três em três anos.

Além disso, o português se tornou um grande vilão por quem busca um emprego. Segundo pesquisa realizada pelo Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, em 2019, 50,3% dos participantes apresentaram um desempenho abaixo do permitido na avaliação. Estudantes do Ensino Médio técnico e regular tiveram os níveis mais altos de erros: 55,9% e 52,9%, respectivamente. Os melhores índices ficaram com quem já cursa uma pós-graduação, com somente 16,7% eliminados.

Para avaliar os fatos relacionados à Língua, o programa Temática de hoje, ouviu Normelio Zanotto, graduado em Letras, doutor em Línguas Modernas, educador com ênfase em língua portuguesa, vestibular, redação, gêneros de texto e ensino. Zanotto falou sobre os desafios da linguagem no Brasil e o futuro do ensino da Língua Portuguesa nas escolas. Confira na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais