Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Obras de revitalização da Praça Dante Alighieri, em Caxias, devem iniciar no segundo semestre

por Pablo Ribeiro

Reformas devem durar entre 12 e 18 meses

Foto: Matheus Argenta/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou, na manhã desta quinta-feira (09), o anteprojeto paisagístico de revitalização da Praça Dante Alighieri. De acordo com o secretário de planejamento, Fernando Mondadori, as obras devem iniciar no segundo semestre deste ano, logo depois da realização da Feira do Livro, e a previsão é de que se estendam entre 12 e 18 meses. Segundo ele, ainda não há perspectiva orçamentária para as obras, tendo em vista que serão apresentadas na segunda fase do projeto. Nesta quarta-feira (08), o anteprojeto foi apresentado ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). (Ouça a entrevista com o secretário municipal de planejamento, Fernando Mondadori).

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e busca valorizar a praça como um palco para as atividades sociais e comunitárias da cidade. O anteprojeto foi apresentado pela arquiteta paisagística da Secretaria de Urbanismo, Akemi Inamoto. Foram realizados diversos estudos, com análises das modificações do local desde o final do século 19 até os dias de hoje.

O projeto

Entre as melhorias propostas no projeto está a ampliação no número de estruturas de apoio na praça, com suportes para informação. Também serão oferecidos outros serviços aos moradores, como carregadores de celular, bicicletário e mais bebedouros. A segurança deverá ser reforçada com um quiosque da Guarda Municipal. Junto a esse local, será construído um novo banheiro para uso familiar, com fraldários e barras de acesso para idosos. Na parte paisagística, as árvores serão preservadas e os canteiros sofrerão intervenções, com a redução do tamanho de alguns deles.

As mudanças foram sugeridas pelos próprios moradores que responderam a pesquisas online e in loco realizadas pela administração municipal, entre novembro e dezembro do ano passado. Os participantes puderam votar mais de uma vez, mas a avaliação da pesquisa foi qualitativa. Entre os resultados, 89% dos participantes consideraram importante serem feitas melhorias na Praça Dante e 52% avaliam a situação do local como regular. Outro dado que chama atenção é que mais de 50% das pessoas têm receio em andar pela praça.

Toda a preservação histórica da Praça Dante Alighieri será mantida assim como as pedras portuguesas, existentes no local, que serão restauradas e preservadas com a revitalização. O projeto inclui ainda a valorização dos monumentos já existentes na praça. A limpeza é outro ponto que será reforçado e que estará ligada à parte paisagística. Alguns canteiros sofrerão redução no tamanho e serão instalados no nível do chão. Já as árvores serão mantidas, mas as copas serão mais altas para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, a reprodução de pombos e ratos.

Bancas da praça

No anteprojeto não foram contempladas as duas bancas de jornais e revistas localizadas na Praça Dante Alighieri. Os espaços serão utilizados pela prefeitura como um espaço multiuso para diversos serviços.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais