Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia Mundial do Enoturismo oferece passeios e vinhos a preço de custo

por Jeferson Ageitos

Atividades serão realizadas de 9 a 13 de novembro em Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Flores da Cunha

Foto: Dandy Marchetti/Ibravin

As atividades do Dia Mundial do Enoturismo prometem movimentar a Serra Gaúcha, nos próximos dias. Os turistas poderão visitar vinícolas para fazer degustação de espumantes e vinhos. Na programação, há ainda curso de cortes de carnes com almoço harmonizado, exposição de arte em meio aos vinhedos, passeio de trator, degustações temáticas, exibição de filme em vinícola e seminário de enoturismo.

Empreendimentos de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Flores da Cunha participam. Alguns deles vão vender vinho a preço de custo. Atividades serão realizadas também na Itália, França, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e Chile e nos municípios de Santana do Livramento, na região da Campanha, e São Roque (SP).

A iniciativa é da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin) e, no Brasil, foi organizada pela Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur). O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) deu apoio na montagem da programação para incentivar ainda mais esse tipo de negócio. “O enoturismo é uma das principais plataformas de promoção dos nossos produtos e também de geração de riqueza para as vinícolas e todo o comércio e serviços da região”, aponta Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin.

A Serra Gaúcha detém 85% da produção de vinhos do Brasil. Bertolini acredita que o Dia Mundial do Enoturismo aproxima a região e o Brasil de outros países que investem no setor. “Hoje, o turismo é o principal negócio para Portugal e está entre os três principais faturamentos da Itália. No Brasil, temos muitas oportunidades de trabalhar e gerar essa oferta, da mesma forma que a Europa vem fazendo. Temos um grande potencial”, destaca.

Pelo menos 600 mil turistas circulam anualmente pela região da Serra e Campanha Gaúcha em busca das atrações que o universo da uva e do vinho proporciona. O Rio Grande do Sul é o maior polo vitivinícola do país.

As atividades do Dia Mundial do Enoturismo serão realizadas de 9 a 13 de novembro. Clique aqui para conferir a programação completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais