Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias voltará a receber repasses do Programa Alimenta Brasil

por Pablo Ribeiro

Ministro da Cidadania, Ronaldo Viera Bento, conheceu ações de Segurança Alimentar do município

Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul, recebeu na última sexta-feira (5/08) a visita do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. Além de conhecer as ações de Segurança Alimentar da pasta, ele fez o esperado anúncio da continuidade no Município do Programa Alimenta Brasil, sucessor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Caxias do Sul está há dois anos sem receber recursos do programa, que comprava hortifrutigranjeiros da agricultura familiar e repassava à comunidade por meio do Banco de Alimentos. “Estamos no dia de hoje garantindo a retomada”, disse.

Na chegada, o ministro acompanhou a montagem das sacolas do Programa Troca Solidária, que troca quatro quilos de resíduos seletivos por um quilo de frutas e verduras, aos sábados, em 29 bairros e loteamentos. A montagem é realizada todas as sextas-feiras pela equipe de Segurança Alimentar, nas dependências do Banco de Alimentos, ao lado da Ceasa Serra.

Depois, conheceu os setores da entidade onde funcionam cozinha experimental, câmara fria e área administrativa, entre outros. O espaço tem cerca de 800m² e foi inaugurado em 2020, com recursos federais (R$ 500 mil) e municipais (R$ 330 mil). No local são promovidos cursos profissionalizantes e diversas atividades de Segurança Alimentar que envolvem a comunidade.

O secretário Rudimar Menegotto apresentou dados do município, com destaque para a agricultura familiar. “É a vocação de Caxias do Sul, onde existem 2.752 estabelecimentos rurais e grande produção de hortifrutigranjeiros”, observou. O secretário destacou que a produção caxiense é responsável por 80,4% do abastecimento da Ceasa Serra e por 20,9% da Ceasa Porto Alegre. “Agricultores de Caxias vendem seus produtos para 18 estados brasileiros”, acrescentou.

Principais ações do setor de Segurança Alimentar e Nutricional

Banco de Alimentos – 10 milhões de quilos de alimentos arrecadados e doados desde o início das operações, em 2005, e 106 entidades cadastradas

Cozinha Experimental – atividades diversas, cursos profissionalizantes e produção de 40 quilos de pão por semana no recém-iniciado projeto + Q Pão

Hortas Comunitárias – cerca de 90 famílias beneficiadas em duas hortas e uma terceira em fase de implantação

Restaurante Popular – 1.280 refeições/dia em parceria com Associação Mão Amiga (durante o ano de 2021, foram servidas 218.994 refeições)

Núcleo Integrado de Políticas Públicas (espaço no Cânyon onde funcionava a cozinha comunitária e que hoje reúne diversas ações sociais)

Troca Solidária – 11.850 famílias beneficiadas durante o ano de 2021, além dos benefícios ambientais

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais