Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul espera que Plano de Mobilidade Urbana seja finalizado até o final do ano

por Daniel Lucas Rodrigues

Debates sobre o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) foram abertos na última semana

Foto: Divulgação/Ícaro Campos

As discussões do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) iniciaram na última semana, em Caxias do Sul. A reunião foi realizada pelo Conselho Municipal de Mobilidade (CMM), em formato híbrido, e abordou os temas do projeto, como mobilidade sustentável, meios prioritários e não motorizados de transporte, acessibilidade universal e integração entre modais. Porém, a principal pauta foi o Termo de Referência para iniciar o Planmob.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willembring Júnior, contou sobre o andamento do documento. Segundo ele, o termo deveria ter sido feito em 2012, mas não houve condições em razão das exigências colocadas no plano, fazendo com que o processo licitatório desse como deserto, ou seja, não existiu comparecimento de candidatos para a disputa. A perspectiva é que no primeiro semestre deste ano se inicie a licitação para montagem do Planmob e, até o final de 2021, se tenha ele organizado.

Júnior ressalta que o plano é importante para a obtenção de linhas de créditos junto ao governo federal. Essas verbas seriam utilizadas para melhorias do tráfego do município. Além disso, a criação do Planmob está amparada pela Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porto Alegre e Joinville (SC) seriam algumas das cidades referências para a Prefeitura neste assunto.

O próximo encontro virtual do conselho deve ocorrer no dia 18 de março. A expectativa é que, em até sete reuniões, o Termo de Referência seja finalizado para dar início ao edital de licitação do interessado que fará o estudo da mobilidade de Caxias do Sul.

O Conselho Municipal de Mobilidade (CMM) é formado por entidades governamentais e não-governamentais.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais