Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Prato Solidário completa oito anos em Caxias do Sul

por Clayton Camargo

Iniciativa recolhe o excedente das cozinhas industriais e destina a entidades cadastradas, gerando benefícios na segurança alimentar e nutricional

Foto: Rafael Lopes

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, promove na quarta-feira (08/12) a comemoração alusiva aos oito anos de criação do Banco de Refeições Coletivas - Programa Prato Solidário. Para marcar a data, haverá um ato simbólico no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo, na Rua Hildo Francisco Ferreira, 1.500, Bairro Santa Fé, a partir das 15h30. Representantes das empresas participantes e convidados visitarão a entidade, onde vão receber uma homenagem das crianças atendidas. Ao longo desta semana, outras empresas também farão visitas semelhantes às instituições beneficiadas.

O programa começou a ser idealizado em agosto de 2013. Em dezembro do mesmo ano, foi batizado “Prato Solidário” pelo Frei Jaime Bettega. O objetivo era recolher o excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e doar às entidades cadastradas no Banco de Alimentos, gerando benefícios na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. Mantido em parceria pela Prefeitura, Fundação Caxias e empresas locais, foi o terceiro banco assistencial lançado no Município – depois do Banco de Alimentos e do Banco do Vestuário.

O empresário Euclides Sirena, também um dos fundadores do Banco de Alimentos, participou da criação do projeto. Um aspecto fundamental, segundo Sirena, foi a aprovação da Lei Municipal 8.158, de 8 de dezembro de 2016, que regulamentou a doação de alimentos pelas empresas.

Ao longo do ano de 2021, o programa teve o alcance ampliado. Em julho, foi firmada uma parceria com o Hospital Pompéia para o fornecimento diário de 30 refeições para a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA), que atua na região da Zona Norte, em Caxias do Sul. Em março, o Hospital da Unimed também se incorporou à iniciativa, destinando 40 refeições diárias ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizontes, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.

O programa é aberto às empresas que desejarem participar. O diretor-geral do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, lembra que as instituições interessadas podem procurar a SMAPA. “Serão muito bem-vindas. Todo apoio é importante para combatermos as dificuldades de tantas pessoas que enfrentam a ameaça da fome”, assinalou. O telefone de contato é (54) 3211-5943.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais