INAV oferece aparelho de inteligência artificial para cegos
Equipamento foi adquirido recentemente
O INAV – Instituto da Audiovisão, que atende pessoas com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira em Caxias do Sul, acaba de garantir novas tecnologias à inclusão, dentre eles o aparelho OrCam MyEye 2.0. Trata-se de um dispositivo de visão artificial com uma câmera inteligente que lê textos, reconhece rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real.
Além do OrCam, foram adquiridos recursos para baixa visão. Estes dispositivos de Tecnologia Assistiva, contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover uma vida independente e a efetiva inclusão.
Estes equipamentos foram adquiridos por Projeto com a 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul visando qualificar o atendimento que o INAV presta aos seus usuários. Hoje o INAV atende 150 pessoas com deficiência e seus familiares, dentre elas 40 pessoas com deficiência múltipla (deficiência visual associada a mais um tipo de deficiência) e 5 pessoas com surdocegueira.
A coordenadora geral do INAV, Fernanda Toniazzo, falou sobre o assunto ao programa Temática desta quinta-feira. Ouça na íntegra.
Comentários