Pesquisa revela os atributos da beleza
Baixar ÁudioEstudo em 27 países mostrou que gentileza, dignidade, inteligência, alegria e autoconfiança definem o conceito de beleza
Para que uma pessoa seja considerada bonita, as características comportamentais podem ser mais importantes do que os atributos físicos, de acordo com a pesquisa Ipsos Global Attitudes Toward Beauty, que ouviu mais de 19 mil homens e mulheres em 27 países.
O estudo pediu aos entrevistados que ranqueassem o grau de importância de 19 atributos de beleza. As características que lideram a lista são as mesmas para homens e mulheres, com diferenças apenas de ordem. A beleza masculina depende da Gentileza (73%), Dignidade (71%), Inteligência (71%), Alegria (69%) e Autoconfiança (68%), enquanto a feminina tem como principais características a Gentileza (71%), Alegria (71%), Dignidade (70%), Autoconfiança (69%) e Inteligência (66%).
No Brasil, a Autoconfiança e a Dignidade aparecem como os atributos mais importantes, tanto para a beleza feminina como para a masculina. Para elas, essas características são apontadas por 79% dos entrevistados. Para eles, os dois atributos, empatados ainda com a Gentileza no topo do ranking, são citados por 78%.
Globalmente, Força é o único atributo físico que está entre os dez mais importantes citados pelas mulheres em relação à beleza masculina. No top 10 da beleza feminina, os homens consideram, ainda que no fim da lista, Força, Sensualidade e Aparência do Rosto.
Miriam Steinbaum, diretora na Ipsos, concedeu entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira (04), quando detralhou os resultados da pesquisa e refletiu sobre os impactos dos dados sobre os padrões de beleza atuais. Confira na íntegra.
A saber: A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 países. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações.
Comentários